cortina

Principais dicas sobre como usar cortinas

Apesar de ser uma peça clássica em decorações, nem todo mundo sabe escolher bem uma cortina para se adequar ao ambiente de forma perfeita. Porém, esse artigo é ideal para trazer mais conforto e beleza a qualquer ambiente de projetos decorativos.

Além de garantir mais privacidade em ambientes abertos, o uso das cortinas pode servir para limitar a entrada de iluminação externa dentro do ambiente ou até mesmo como uma divisória de um cômodo.

Portanto, acompanhe nossas dicas para saber qual a melhor forma de usá-las sem medo!

Cortinas longas

O tamanho das cortinas é algo pessoal, que está diretamente ligado ao gosto de cada um. Por outro lado, faz toda diferença quando uma cortina longa é usada na sala de estar ou jantar.

Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total, já que esse tipo de cortina deve ser usada até o chão – sem deixar sobrar mais de 4cm. Isso garante um visual mais elegante e imponente, além de alongar o pé direito e causar sensação de amplitude ao local.

São perfeitas como cortinas para sala de estar, cortinas para sala de jantar ou cortina de quarto casal.

Medidas

É importante medir bem tanto a largura quanto a altura do espaço designado para a cortina antes de adquirir algum modelo. Lembre-se de que deve haver uma folga de tecido de 20cm para cada lado – evitando que fique muito esticado e não comprometa a estética da cortina negativamente.

Altura do varão

Para os casos de cortina de varão, vale lembrar que a altura ideal para instalar um varão depende do tamanho do pé direito (altura da parede).

Para paredes menores – pé direito baixo -, instale o varão bem próximo do teto para causar a sensação de maior amplitude. Para o caso de paredes com mais de 2,70m, o varão deve ser instalado na metade do espaço entre a janela e o teto.

Controle de iluminação externa

Para quem deseja bloquear a passagem de luz ambiente, deve usar mais de uma camada de tecido, de preferência usando cortina blackout. Geralmente ficam por trás da cortina principal e já é possível encontrar esse tipo de modelo com tecidos mais leves e charmosos.
São a melhor alternativa para os quartos, inclusive até para melhorar a qualidade do sono.

Cores e tecidos

A escolha desses elementos está diretamente ligada com a decoração ambiente e os móveis do cômodo. Em geral, os tipos de tecidos mais procurados são: voil, renda, seda e linho!

Em relação a cores, se não quer se comprometer ou mudar a decoração de todo o ambiente, opte por cores mais neutras. Já se for o caso de deixar o ambiente mais personalizado, faça um composê de tecidos combinando com sofá, almofadas, poltronas, tapetes, etc. O segredo é definir uma paleta de cores e estampas para não errar!

Onde comprar cortinas?

A Paulo Cezar Enxovais é uma empresa super experiente no segmento, que proporciona produtos de qualidade, antecipando com exclusividade as tendências do mercado e primando pela satisfação dos nossos clientes que desejam comprar cortina e acessórios para cortinas.

Nossos produtos variam de cortinas para sala, cortinas para quarto, cortinas para escritório e muito mais.

Acesse nosso site para conferir todos os modelos e preços de cortinas disponíveis. Com certeza a sua está aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook