almir sater fotos

Almir Sater: Fotos e Biografia

Almir Sater: Fotos e Biografia

Em sua cidade natal organizou um grupo de pesquisa da música caipira e sul-americana. O grupo tocava charanga, viola e bandolim. Em seguida criou com um amigo a dupla Lupe e Lampião, adotando então o nome artístico de Lupe. Em 1978, a dupla classificou-se em quarto lugar no Festival Sertanejo na TV Record. Em 1979, foi para São Paulo, onde integrou o grupo Lírio Selvagem, de sua conterrânea Tetê Espíndola.

Participou depois do grupo “Vozes e Violas”, com o qual fez apresentações em teatros paulistas, mostrando suas composições. Acompanhou a cantora Diana Pequeno, no mesmo período. Em 1976, conheceu de forma inusitada o violeiro Tião Carreiro: Encontrou-o durante um show, mas estava tão bêbado que não conseguiu conversar com Tião Carreiro, pedindo apenas que esse lhe afinasse a viola.

paula-fernandes-almir-sater

paula-fernandes-almir-sater

Em 1980, teve sua primeira composição gravada, “Sonhos guaranis”, por Sérgio Reis. Gravou o primeiro disco em 1981, pela Continental. Começou a chamar atenção nacionalmente, quando teve sua composição “Luzero” escolhida para ser o tema de abertura  do programa “Globo Rural”, da TV Globo. No mesmo ano, encontrou-se novamente com Tião Carreiro no corredor da gravadora Continental.

Recordou então o encontro anterior e se disse fã dele. Imediatamente ficaram amigos e pedia insistentemente que Tião repetisse as músicas que tocava na viola. No mesmo dia, foram para o estúdio e gravaram a composição de sua autoria, “Quintal de casa”, tranformado num pagode animado, nas mãos hábeis de Tião Carreiro. Seu primeiro disco estourou na mídia.

Era um jovem músico de Mato Grosso que reinventava a viola, fazendo uma mistura de diversas influências, polcas, guarânias, chamamés, música do interior mineiro e paulista, blues, além de letras inspiradas no estilo de Joan Baez e Bob Dylan. Em 1982, começou a compor com um de seus mais constantes parceiros, Renato Teixeira, co-autor de  “Peão”, música de abertura do lado A de seu segundo disco, “Doma”. A composição foi incluída na trilha sonora da novela “Fera Radical”. Com Renato Teixeira compôs, entre outras, “Rasta do adeus”, “Trem de lata”, “Boiada” e “Um violeiro toca”.

Em seguida seguiu para os Estados Unidos, onde participou do Internacional Fair Festival. Na mesma viagem, seguiu para Nashville, a capital countrymusic dos Estados Unidos, onde inaugurou um hábito que seria muito seguido posteriormente, o de gravar discos naquela cidade. Gravou o disco “Rasta bonito”, onde faz a ligação entre a viola caipira e o banjo norte-americano, juntamente com gaitistas e violonistas. O resultado foi um disco eclético onde gravou a instrumental “Capim azul”, “Rasta bonito”, de parceria com Renato Teixeira, “Homeless Souls”, parceria com Joe Loech, e que ele canta em inglês. Gravou também “Tennessee Waltz” de R. Stewart e P. W. King, e o clássico sertanejo “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira.

almir sater fotos

almir sater fotos

Em 1990, recebeu o convite de Sérgio Reis para trabalhar na novela “Pantanal”, na TV Manchete, onde interpretou o personagam Trindade. Gravou para a novela a clássica “Chalana”, de Mário Zan e Arlindo Pinto. Suas composições “Comitiva esperança”, cantada em parceria com Sérgio Reis e “Um violeiro”, gravada por Renato Teixeira, também foram incluídas. Com a interpretação de “Chalana” recebe a admiração da crítica pelo seu talento como instrumentista. No mesmo ano, lançou o disco “Instrumental II”, que recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Disco Instrumental do ano. O CD mostra sua viola com  todos os seus timbres, afinações e puxadas, em uma viagem que passa por Villa-Lobos, em “Mazurca”, pelo folclore do Vale do Jequitinhonha, em “Beira-Mar” ( recolhido por Tavinho Moura), pelos sons da divisa, com “Rasta” e “Froteira”, e ainda passeia pelo erudito em “Europa” e em “Moura”.

Em 2004, participou do 1º Festival de Inverno de Alto Paraíso, na cidade do interior de Goiás, que fez homenagem a viola, escolhida por melhor representar a cultura do centro-oeste. O evento, que conjugou música e consciência ambiental, reuniu vários violeiros, como Pereira da Viola, o ex-violeiro da banda de Zé Ramalho, Pedro Osmar e  Ivan Vilela, entre outros. Em outubro do mesmo ano, foi relançado o CD “Violeiros do Brasil”, pelo Selo Revivendo. A edição apresenta importantes artistas da viola caipira das várias regiões do Brasil,  entre os quais, Adelmo Arcoverde, Zé Gomes, Renato Correa, Paulo Freire, Ivan Vilela,  Pereira da Viola, Josias Dos Santos, Angelino de Oliveira, Renato Andrade, Tavinho Moura, Heitor Villa-lobos, Zé Mulato e Cassiano e  Zé Coco do Riachão.

almir sater

almir sater

Em 2009, teve as suas gravações “Jeito do Mato”, interpretada junto com a cantora Paula Fernandes; e “Três toques na madeira”, incluídas na trilha sonora da novela “Paraíso”, da Rede Globo de Televisão. Em março de 2010, participou do programa “Emoções Sertanejas”, da Rede Globo de Televisão, que teve como objetivo homenagear o cantor e compositor Roberto Carlos. O programa recebeu como convidados, em um mega-show, no ginásio do Ibirapuera em São Paulo, grandes nomes da música brasileira como Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Dominguinhos, Elba Ramalho, Gian & Giovani, Leonardo, Martinha, Milionário & José Rico, Nalva Aguiar, Paula Fernandes, Rio Negro & Solimões, Roberta Miranda, Sérgio Reis, Victor & Léo e Zezé di Camargo & Luciano. O programa foi apresentado pela atriz Déborah Seco. A gravação foi lançada em um CD duplo, posteriormente, pela Sony/BMG. Em 2011, teve a sua música, “Tocando em frente” (c/ Renato Teixeira), gravada pela cantora e compositora Paula Fernandes, no DVD “Paula Fernandes ao vivo”, lançado pela Universal Music. A faixa contou com a participação especial do cantor e compositor Leonardo. Também participou, no mesmo DVD, do clipe especial de “Jeito do mato” (Maurício Santini e Paula Ferandes). O álbum ultrapassou a marca de 700 mil cópias vendidas.

Almir Sater: Fotos e Biografia

 

almir sater

almir sater

almir sater fotos

almir sater fotos

paula-fernandes-almir-sater

paula-fernandes-almir-sater

Fonte: Site Almir Sater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *