Alternativas caseiras para remover sujeira de tapetes

Alternativas caseiras para remover sujeira de tapetes

Os tapetes deixam qualquer casa muito mais aconchegante, mas  ter uma peça dessas em casa envolve alguns cuidados importantes que não só ampliam a durabilidade, mas também deixam a casa mais saudável. Saiba como fazer a limpeza de tapete, sem necessariamente contratar uma lavagem de tapetes profissional.

Sem dúvidas, lavar tapetes com profissionais é o serviço mais confiável para a higienização de tapetes, mas sabemos que a recomendação inicial é fazer a limpeza de tapete a seco periodicamente, a cada seis meses. No entanto, é possível que algum acidente aconteça entre este período, e para isso, apresentamos algumas dicas de lavagens caseiras para remover sujeira de tapetes. Confira:

Métodos de Higienização Caseira

A mistura de vinagre e bicarbonato de sódio já é muito conhecida por alguns, e não poderia ser diferente, tendo em vista o alto poder de limpeza de tapetes desses dois elementos – capazes de eliminar odores e  clarear manchas.

A utilização de aspirador de pó não só é recomendada para não agredir as fibras dos tapetes, mas como também é fundamental para eliminar detritos, principalmente nos tapetes mais felpudos.

Em caso de derramamento de algum líquido no tapete, o processo de remoção dessa mancha deve ser iniciado imediatamente. Utilize um pano limpo ou papel toalha para evitar que a mancha se espalhe pelo tecido.

Os tapetes pequenos, que podem ser lavados na máquina, precisam ser envolvidos em um saco ou fronha de algodão para evitar que sofram algum tipo de atrito.

Os amaciantes também são ótimos aliados para a lavagem de tapetes persas altos, pois mantém a textura e maciez das fibras.

Antes de utilizar qualquer produto químico, ou mesmo, fazer a limpeza de tapetes utilizando qualquer método, verifique a etiqueta indicativa de instruções de lavagem fixada no tapete. Dessa forma você reduz a possibilidade de causar qualquer dano à peça.

Quando Procurar Lavagem Profissional

Mesmo os melhores truques de limpeza, podem não ser suficientes para remover uma sujeira impregnada, neste caso, a melhor alternativa é não insistir em métodos caseiros, pois há uma grande possibilidade de você desbotar o tecido ou mesmo danificar as fibras.

A recomendação, neste caso, é fazer a lavagem profissional com uma lavanderia de tapetes especializada. Profissionais competentes possuem o conhecimento técnico necessário e as ferramentas profissionais adequadas para proporcionar remoção de manchas completa e ainda eliminar totalmente os microorganismos como ácaros e bactérias.


É possível escolher entre a lavagem de tapete a seco ou semi a seco, a depender do tempo disponível para a secagem do tapete sem interferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook