Carpete ou piso: o que é melhor?

Carpete ou piso: o que é melhor?

Na hora de revestir um imóvel ou cômodo é normal ficar em dúvida em meio às opções disponíveis no mercado da decoração. Para saber qual a melhor opção para você é necessário pesar os prós e os contras de cada um, como por exemplo a limpeza de carpete. Carpete ou piso: o que é melhor?

Carpete

Os carpetes são fabricados de materiais como poliéster, lã e nylon. Eles têm grande vantagens, entre elas: a possibilidade de garantir um maior conforto térmico no ambiente, além do isolamento acústico.

Se você tem crianças e idosos em casa vai adorar saber que os tombos nessa superfície são amortecidos pela textura e maciez do carpete, evitando maiores acidentes.

Sem contar que o risco de queda no carpete é muito menor devido a aderência do solado dos sapatos ao piso!

Caso você tenha receio com esse tipo de revestimento por conta de doenças alérgicas como a rinite, por exemplo, você pode procurar por preço de carpetes antialérgicos.

Ao contrário do que se pensa eles não são os agentes causadores de alergia. Na realidade eles tem a “filtrar o ar” ao absorverem as partículas de pó.

Muitas pessoas questionam como lavar carpete a seco. Para que não haja um acúmulo de resíduos, basta aspirá-los duas vezes por semana.

Diferentemente dos demais tipos de pisos, como os de madeira, os carpetes abafam o som emitido pelo impacto dos sapatos – um excelente benefício para quem mora em prédios!

A lavagem de carpete residencial pode ser feita com vassouras, panos úmidos e até mesmo lavagem de carpete a seco.

Entretanto, é necessário ficar atento à limpeza de carpetes, porque a umidade do local em que ele foi instalado facilita o surgimento de odores, acúmulo de resíduos e mofo.

Pisos

Os pisos costumam ter um tipo de instalação mais prática do que a dos carpetes, e contam com uma grande variedade de tonalidades, estampas e texturas.

A durabilidade do material também é um outro ponto forte dos pisos! O vinílico oferece opções em sustentáveis que são fabricadas com materiais recicláveis.

Os pisos de granito são duram mais tempo por conta da sua resistência, entretanto essa matéria-prima tem um preço mais elevada.

Os pisos de cerâmica contam com uma grande variedade de modelos, e são mais fáceis de limpar por serem resistentes à manchas causadas por líquidos derramados. Entretanto, não é o modelo mais recomendado para uma casa com idosos e crianças.

O piso de porcelanato tem uma grande variedade de estampas e podem ser aplicados em qualquer ambiente. Caso você more em um lugar mais frio, esse não é o tipo de piso recomendado por não proporcionar um conforto térmico para o ambiente.

Os pisos laminados são conhecidos por imitarem a madeira e também por terem um custo-benefício mais em conta comparado aos demais tipos. É recomendado apenas para ambientes internos por não ser resistente a água.

Já os pisos de madeira são bem mais duráveis e mantém a temperatura do ambiente sem deixar a sofisticação de lado! A sua instalação é mais demorada comparada a de outros tipos de pisos, e sua higienização requer mais cuidados para manter o aspecto natural dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook