Higiene ambiental: o que é isso e qual sua importância?

Higiene ambiental: o que é isso e qual sua importância?

Para que uma pessoa seja saudável é preciso que tenha cuidado com a alimentação, pratique exercícios físicos, tenha uma boa saúde mental, além é claro da higiene física (tomar banho diariamente, escovar os dentes após as refeições). Entretanto um outro fator necessário para o nosso bem-estar e saúde, é a higiene ambiental. Higiene ambiental: o que é isso e qual sua importância?

Esse tipo de higiene se refere aos procedimentos realizados para a limpeza dos ambiente externos e internos que convivemos. Como por exemplo varrer as ruas, a coleta de lixo que é realizada na cidade, abastecimento de água potável, não deixar água parada que causa a proliferação do mosquito aedes aegypti que é o transmissor da dengue e da febre amarela urbana.

A higiene ambiental é essencial para a nossa saúde, tendo em vista que um espaço de limpeza precária é um dos principais fatores que causadores de doenças respiratórias e alérgicas, além de atingir diretamente o nosso humor e motivação – no caso do ambiente de trabalho.

Como fazer a higienização ambiental

Considerando que a higiene ambiental deve se estender para todos os ambientes de convívio, é primordial que o maior exemplo comece por você mesmo, afinal, dessa maneira você poderá servir de incentivo para outras pessoas.

A limpeza na cozinha deve ser feita diariamente para evitar o risco da proliferação de doenças na hora de preparar refeições. Para isso, limpe todas as superfícies como as torneiras, pia e bancadas.

Apesar de comum, não é correto ter um pequeno lixo em cima da pia. Isso porque pode ocorrer a propagação de microorganismos que podem tanto contaminar a bancada de preparo de alimentos, como também a água potável utilizada para o consumo próprio.

Ao tomar os cuidados necessários você estará eliminando o risco de contrair doenças como cólera, diarreia por salmonela, toxoplasmose, amebíase, verminoses e botulismos.

Além disso, a rotina diária deve incluir arrumar as camas, limpar a poeira nos móveis e dos ambientes, lavar a louça, colocar as roupas sujas em um local apropriado, e fazer o recolhimento dos lixos da cozinha e do banheiro.

Um outro passo importante é higienizar colchão. Ao optar pela realização desse serviço você estará assegurando que receberá o seu colchão ‘novo em folha’, uma vez que eles sabem como lavar um colchão, além de como limpar colchão encardido, como limpar manchas no colchão, como tirar bolor de colchão, e como limpar xixi do colchão.

É imprescindível não esquecer da higienização de ambientes como os banheiros e cozinhas – que demandam um pouco mais de processos além de simplesmente varrer e passar um pano úmido.

A limpeza de estofados de carro também é importante, por isso procure por uma empresa de limpeza de banco de carros para realizar a lavagem de estofados automotivos.

Como evitar doenças respiratórias

Para que você não corra o risco de contrair doenças respiratórias seja na sua casa, como no ambiente de trabalho é necessário fazer a limpeza de estofados e a limpeza de sofás.

Há a possibilidade de fazer a lavagem de estofados a seco, assim como a realização de lavagem e impermeabilização de estofados. Se você não sabe como limpar sofá, o ideal é que procure por uma empresa de lavagem de estofados para a realização da higienização de estofados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook