Sobrecarga em fechamento de varandas saiba o que é e como evitar

Sobrecarga em fechamento de varandas saiba o que é e como evitar

Você sabia que além de se preocupar com especificações técnicas como espessura e tipos de vidros, é preciso estar atento ao peso que eles exercem sobre a laje no envidraçamento de sacadas?

O fechamento de varanda pode até parecer um serviço muito simples de ser executado, mas sem um planejamento bem feito esta obra pode comprometer a estrutura do seu prédio e causar terríveis acidentes, inclusive com o desmoronamento das sacadas.

Para saber como não errar antes de contratar o fechamento de varanda com vidro, confira o que a regra diz:

NBR 16259 

Fazer o fechamento de sacadas exige o conhecimento de algumas normas importantes, como a NBR 16259.

É justamente nesta norma em que é mencionado a preocupação que os profissionais competentes devem ter com a sobrecarga dos vidros nas lajes  das sacadas.

É importante ressaltar que algumas edificações, principalmente as mais antigas, não foram projetadas para suportar peso extra, como acontece por segurança em novos empreendimentos.

Apesar disso, é muito importante avaliar o peso da sacada de vidro dos móveis em qualquer tipo de edificação.

O que fazer para saber se posso instalar sacadas de vidro

O ideal é contratar um arquiteto ou engenheiro. Esse profissional irá fazer o cálculo estrutural da obra para que o envidraçamento de sacada seja executado com segurança.

A instalação de vidros na sacada, sem um projeto elaborado por profissionais, pode ocasionar diversos problemas que vão desde o surgimento de rachaduras até o comprometimento da estrutura e queda total da sacada.

Antes de fechar negócio com uma empresa de envidraçamento de sacadas, tenha certeza que está contratando profissionais responsáveis e competentes. Dessa forma, o fechamento de sacadas será a realização de um sonho e não um pesadelo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook