visa visto americano

Como tirar visto americano

Como tirar visto americano

Por: Giovana Victal

Obrigatório para quem deseja entrar nos Estados Unidos, tirar Visto Americano já foi considerado um dos mais difíceis para o viajante: além de uma vasta documentação, eram longas as filas de espera e podia levar até seis meses para conseguir a autorização para pisar em solo americano legalmente. Mas, felizmente, esses anos ficaram para trás e agora a obtenção do Visto Americano é um procedimento relativamente simples e rápido.  Como tirar visto americano

Para que você quer visto de turismo ou negócios com toda a tranquilidade e segurança, confira as quatro etapas a seguir:

Etapa 1: Preenchimento do formulário DS-160
Este formulário é o começo de tudo e vai te acompanhar durante todo o processo para obtenção do visto. Você pode acessá-lo nesse site: https://ceac.state.gov/genniv/. Provavelmente será a etapa que vai ocupar mais o seu tempo, levando uma média de 2 a 3 horas para seu preenchimento total. Com relação a documentos, você não precisará mais do que seu passaporte, identidade e cpf para preencher esse formulário.

Antes de começar a preencher o formulário, será necessária uma foto sua frontal com fundo branco. Ao abrir o formulário, a primeira coisa que você deverá selecionar é o consulado onde deseja fazer a entrevista para o visto (presencialmente). Logo após escolher o arquivo e ele estiver aprovado pelo sistema, clique em “Continue Using This Photo” e em seguida você poderá iniciar o preenchimento do formulário clicando em “Start an Application“.

No geral, as perguntas são relacionadas à sua vida como um todo e é importante você responder com sinceridade e consistência. Ao passar o mouse em cima de cada campo, será exibida a sua tradução ao longo do formulário, que é dividido em seis etapas.

Etapa 2: Pagar a taxa e agendar a entrevista
Agora que você já preencheu um formulário de mais de 100 perguntas, provavelmente irá tirar essa etapa de letra. Cadastre-se no site oficial de informações para o visto americano em https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome clicando em “Criar Conta”.

Após cadastrar-se, clique em Agendar entrevista. Escolha o consulado onde você deseja fazer a entrevista. Selecione o local da entrega: você poderá optar por buscar seu passaporte com o visto aprovado no CASV (saiba mais na próxima etapa) ou em sua residência. Escolha o método de pagamento desejado. Uma vez concluído o pagamento, você deverá marcar dois atendimentos: um para o cadastramento inicial de suas digitais e obtenção de foto no CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro para a entrevista diretamente no consulado.

Etapa 3 – Indo ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV
O atendimento realizado no CASV é apenas para agilizar o andamento das entrevistas nos consulados. Compareça no horário agendado, mas o movimento nesses postos é bastante tranquilo e o atendimento é muito rápido. Se você chegar com algumas horas de antecedência não terá problemas, desde que esteja agendado para aquele dia. No geral não há filas e você não vai levar nem 5 minutos lá dentro.

Você deverá levar apenas o seu passaporte e a ficha do formulário DS-160 impressa. O atendimento acontecerá em dois momentos: primeiramente serão solicitados o passaporte e a ficha para uma rápida verificação de cadastro e em seguida você será encaminhado para tirar a foto e as digitais.

Etapa 4 – A Entrevista no Consulado
Enfim chega a hora mais esperada: a entrevista no consulado. Aqui sim é bom que você esteja preparado para encarar algumas filas, mas o tempo médio de atendimento é entre 1h30min e 2h. Compareça ao consulado com cerca de uma hora de antecedência da hora marcada. Não adianta madrugar na fila, pois o atendimento é feito com base nos horários agendados.

A documentação necessária é a confirmação do formulário e o seu passaporte, mas o recomendado é levar documentos que comprovem as informações que você preencheu no formulário. A verdade é que hoje em dia a entrevista é muito mais tranquila e existem 99% de chances de não ser solicitado nenhum documento.

Se você é empregado de carteira assinada e com salário fixo, basta levar seu contra-cheque e sua carteira de trabalho e apresentá-lo apenas se for solicitado. Se esse não for o seu caso, aí sim você precisa comprovar vínculos no Brasil que te impeçam de ficar nos Estados Unidos e outros documentos que ajudem a provar que você tem uma renda aqui, que eventualmente podem ser solicitados. Se você não conseguir comprovar alguma coisa no momento da entrevista, seu visto pode cair em exigência e você deverá retornar com o comprovante solicitado. Portanto a dica é: leve apenas o que julgar necessário para comprovar que você pretende voltar ao Brasil e que não tem motivos para ficar nos EUA.

A entrevista em si é muito diferente do que as pessoas imaginam: elas acontecem em pé e todo mundo que está na fila ouve as suas respostas. Mas as perguntas são sempre as mesmas, inclusive feitas em português:

* Você já esteve nos Estados Unidos?
* Já esteve em outros países? Quais?
* O que você faz no Brasil? Quanto você ganha mensalmente?
* Você tem parentes nos Estados Unidos?
* Para onde você pretende ir aos Estados Unidos?
* Seu visto foi aprovado – boa viagem!

Após a aprovação de seu visto, seu passaporte ficará retido no consulado e será devolvido de acordo com a sua preferência no momento do agendamento (em sua residência ou no CASV). Normalmente ele é expedido em até 48h após a aprovação do visto e a entrega, feita pela DHL, pode levar até cinco dias dependendo de onde você está, mas normalmente acontece em menos de 48h.

Como tirar visto americano Fotos

como tirar visto americano

como tirar visto americano

visa visto americano

visa visto americano

Visto americano

Visto americano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook