Guia definitivo: descubra tudo sobre Coworking

Guia definitivo: descubra tudo sobre Coworking

O Coworking é um conceito norte-americano que surgiu em 2005. Assim, está sendo a nova tendência no relacionamento de fornecedores e clientes com os pequenos negócios, autônomos e freelancers. Dessa forma, entenda como funciona.

O que é o coworking?

É a nova maneira de pensar no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é um movimento de pessoas e comunidades que querem desenvolver seus negócios juntos. Assim, conseguem resultados mais rápidos e melhoram o trabalho em equipe.

Além disso, ele pode ser apresentado de diversas formas. Nesse sentido, um espaço de Coworking é uma empresa que tem toda uma infraestrutura para conseguir colocar outra empresa no local. Assim, podem desenvolver seus negócios.

O espaço tem a estrutura de um escritório tradicional. Dessa forma, a única diferença é o ambiente ser compartilhado por funcionários de mais de uma empresa.

Coworking é o mesmo que um escritório virtual?

Não, o Coworking não tem muita relação com o escritório virtual. Assim, mesmo sendo um local compartilhado, cada empresa funciona independentemente. Dessa forma, não tem mistura de funcionários ou formação de uma unidade única.

Além disso, o Coworking não precisa estar resumido ao escritório, ele é apenas um facilitador. Assim, as seções podem ser feitas no conforto da sua casa ou em uma reunião com os amigos na cafeteria.

O Coworking para autônomos e freelancers

Se você é um profissional independente, você pode verificar o aluguel de sala Coworking como seu escritório. Assim, você pode verificar um plano mensal ou baseado nas horas de utilização. Nesse sentido, alguns espaços oferecem um período de avaliação gratuita.

Além de encontrar um lugar com toda a infraestrutura, você também vai ter contato com diversos profissionais para troca de conhecimentos e experiências. 

Os custos também serão menores. Dessa forma, esses espaços têm um custo-benefício melhor do que o aluguel de um escritório próprio.

Desafios dos espaços de Coworking

O principal desafio está sendo durante a pandemia. Assim, com os espaços fechados, diminuiu o número de pessoas que aderiram a esse estilo de trabalho.

Em contrapartida, algumas medidas já estão sendo pensadas para a retomada dos ambientes, como: diminuição do número de pessoas nos locais, aumento da limpeza, disponibilidade de álcool gel, entre outras ações.

Em síntese, o Coworking é uma atividade que teve um crescimento rápido no mercado. Assim, no Brasil vêm ganhando cada vez mais destaque. Além disso, conseguiu provar ser uma excelente opção para os negócios, pois consegue redução dos custos e diversos benefícios em relação ao trabalho em comunidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook