Acusados no Mensalão – Cristiano Paz

Acusados no Mensalão – Cristiano Paz

Feito por Marília Rocha

Cristiano Paz é publicitário e também sócio de Marcos Valério, tendo feito parte do núcleo-publicitário operacional, ao lado de Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Rogério Tolentino, responsáveis por participar do que ficou nacionalmente conhecido como esquema de mensalão.

Paz assinava os cheques da SMP&B utilizados para os saques distribuídos aos partidos políticos, de acordo com a denúncia do MP.

Foi também acusado de desviar, ao lado dos comparsas, quase 3 milhões de reais, provenientes da publicidade do Banco do Brasil.

À época de seu depoimento, disse não ter conhecimento de boa parte das atividades do seu sócio. Apenas afirmou saber que o PT era o beneficiário dos empréstimos feitos por Valério.

Cristiano Paz está afastado, desde 2004, e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro a 25 anos, 11 meses e 20 dias de prisão, além de multa de 2,6 milhões de reais.

No entanto, Paz, foi um dos onze mensaleiros com direito a um novo julgamento pelos crimes em que tiveram ao menos quatro votos por sua absolvição. O crime cuja sentença foi reanalisada foi justamente o de formação de quadrilha. Absolvido em fevereiro de 2014, teve a pena reduzida para 23 anos, 8 meses e 20 dias – o que não o livra do regime fechado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *