Agronegócio: como a logística de transporte de cargas pode ajudar esse segmento?

Agronegócio: como a logística de transporte de cargas pode ajudar esse segmento?

A logística de transporte de transporte se tornou um diferencial competitivo para diversos segmentos, inclusive o setor de agronegócio. É preciso otimizar o prazo de entrega, e realizar o serviço com qualidade para se destacar no mercado. Agronegócio: como a logística de transporte de cargas pode ajudar esse segmento?

Como funciona o processo logístico

A logística no agronegócio constitui-se em uma série de etapas e procedimentos a serem seguidos para que a entrega seja concluída com sucesso. 

Dentre eles estão o planejamento estratégico de como isso será feito, a armazenagem das matérias primas, a gestão de estoque dos produtos, e o monitoramento de cargas. De forma que a logística de suprimentos, distribuição e o apoio à produção agropecuária estejam cooperando entre si.

Antes de mais nada é necessário analisar quais são as necessidades do seu cliente e de que forma a sua empresa pode atendê-lo, como é o caso do transporte de legumes, verduras, frutas, carnes que devem chegar nas mãos dos consumidores sem que sejam prejudicados pelo trajeto, ou por qualquer outro processo.

Dependendo do tamanho da empresa é válida a consulta de carretos que realizam pequenos fretes especializados nesse tipo de operação.

Entenda sobre a logística de cada área

A logística de suprimentos é responsável por orquestrar todos os materiais necessários para a produção agropecuária e agrícola. Esse processo é importante pois auxilia na economia dos recursos utilizados, o que consequentemente barateia toda a operação (entre as cargas que serão transportadas, até os prazos que serão exigidos pelas empresas envolvidas).

Já a produção deve acontecer de forma que supra o estoque, e a quantidade necessária para que a rotatividade de produtos aconteça de acordo com a demanda para que não haja um desperdício indevido. As condições variam conforme a disponibilidade para as épocas do ano.

O processo de distribuição do transporte para empresas dos produtos agrícolas é um dos mais delicados por conta da fragilidade de cada um, e o respeito para com a sazonalidade da colheita. Por conta desses fatores é necessário proporcionar com as condições ideais, seja em questão de temperatura, umidade do ar, e também a forma como eles serão embalados.

Para saber o valor correspondente ao transporte de cargas é necessário calcular frete transportadora diretamente com a empresa responsável pelo serviço.

É importante fazer a cotação transportadora para que você saiba como contratar o melhor custo-benefício de forma que o seu cliente receba a carga de acordo com o combinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook