Você sabe o que é automação industrial?

Você sabe o que é automação industrial?

A automação industrial é uma das áreas mais modernas da indústria brasileira. Através dela, foi possível ter excelentes resultados nas linhas de produção industrial e encontrar soluções para resolver diversos tipos de problemas. Em algumas áreas da indústria, por exemplo, as atividades humanas foram substituídas por completo, no entanto, para que as máquinas continuem operando de maneira adequada foi essencial para especializar mão de obra em automação industrial – uma carreira que nem de longe é uma profissão fácil. Afinal, você sabe o que é engenharia de controle e automação industrial? Continue lendo e descubra.

O que é automação industrial

A automação industrial tem como função substituir tarefas de produção realizadas por humanos.São utilizados recursos tecnológicos considerando segurança e a alta qualidade do produto. Portanto, qualquer trabalho realizado manualmente, sob o ponto de vista da automação industrial, passa a ser desenvolvido por meio de processos automáticos e seguros.

Além de fazer com que a produção seja automática, a engenharia de automação também melhorar produtividade e segurança das operações. Entre seus principais objetivos podemos citar:

  • Aumento no número de itens produzidos por hora;
  • Redução de custos e aumento de qualidade;
  • Eliminar operações de perigo contra a segurança do trabalho;
  • Promove operações difíceis de controlar intelectualmente e manualmente;
  • Simplificar operações, sem a necessidade de grande expertise o processo de produção.

Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho o profissional em engenharia de controle e automação precisa projetar e operar equipamentos utilizados nas indústrias dando suporte para manutenção adequada.

Além de operar e manter sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica e de acionamentos de máquinas,  o engenheiro de automação também estuda em seus equipamentos de laboratório de engenharia de controle e automação componentes dispositivos e equipamentos.

Para unir o conhecimento teórico ao prático fixando as informações dos cursos profissionalizantes, os alunos utilizam bancadas didáticas e kit Engenharia de Controle e Automação experimentos em laboratórios virtuais

Entre os conteúdos da grade curricular de engenharia de controle e automação o curso irá tratar sobre Circuitos Elétricos,  Eletrônica Analógica e Digital, Robótica etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *