Carreira de cuidador de idosos é carreira que mais cresceu no Brasil na última década

Carreira de cuidador de idosos é carreira que mais cresceu no Brasil na última década

Com a diminuição da taxa de natalidade a população brasileira tem envelhecido.  O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou que nos anos de 2017 a 2018 o número de profissionais que cuidam de idosos cresceu  547%, por conta disso a carreira de cuidador de idosos é a que mais cresceu no Brasil na última década.

Levando em consideração o índice de desemprego que têm aumentado cada vez mais, fica difícil encontrar um meio de ingressar no mercado de trabalho. Por conta disso, muitos profissionais têm visto nessa ocupação uma “segurança”, uma vez que os serviços de saúde de emergência são os últimos a serem cortados em uma crise.

Como funciona a profissão

O cuidador de idosos realiza serviços de enfermagem particular de acordo com o contrato de prestação de serviço de enfermagem home care estabelecido com a família – como por exemplo a carga horária, se há a necessidade de dormir na casa, etc.

Por ter as atribuições do técnico de enfermagem no atendimento domiciliar esse profissional é capacitado para realizar a higienização básica e íntima do idoso, troca de fraldas – se necessário, assim como auxiliá-lo na alimentação e administração dos remédios.

Dependendo da formação do cuidador de idosos ele também poderá realizar sessões de fisioterapia domiciliar com o paciente, assim como fisioterapia respiratória, além da fisioterapia dermato funcional e fisioterapia neurológica.

Além disso, o profissional também é capacitado para realizar o acompanhamento internações assim como nos casos de pós operatório.

Além disso, considerando a idade e a possibilidade de esquecimento, o profissional contratado auxiliará no monitoramento dos procedimentos, agendamento de retornos e afins.

O cuidador acompanhante viagens poderá fazer companhia para ele em uma viagem com ou sem a presença de familiares, realizando a monitoração de seus dados vitais, medicamentos, higiene íntima, além de auxiliá-lo na vestimenta.

Contratação

Antes de contratar um cuidador de idosos é imprescindível que você busque referências em empresas de cuidador a domicílio e leia todas as informações contidas no currículo cuidador de idoso para saber se ele possui todos os requisitos para preencher a vaga para cuidadores de idosos.

Para realizar a contratação de um cuidador acompanhante de idosos deve-se seguir os mesmos procedimentos necessários que a de um trabalhador doméstico. Portanto, o funcionário deve ser sua carteira de trabalho assinada com todos os dados do trabalho, para que seja realizado o cadastro no e-Social.

Esse procedimento é necessário tendo em vista a Lei Complementar nº 150/2015 que regulamenta o trabalho de um cuidador de idosos em âmbito residencial.

Portanto, o cuidador home care terá jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 12 x 26, controle realizado por meio de ponto, horas extras e adicionais noturnos, assim como faltas e atrasos.

Também terá direito a férias, folga em pelo menos um dia da semana, aviso prévio, e benefícios como licença maternidade/paternidade e vale transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook