É possível ter caspa na barba?

É possível ter caspa na barba?

Ainda que não falem muito sobre isso e não ser algo tão frequente como os casos de caspas no couro cabeludo, é possível sim ter que lidar com caspas na barba

Isso pode acontecer por diferentes motivos independente do estilo de barba escolhido, principalmente se todos estiverem acontecendo juntos, sendo esses: excesso de oleosidade, pele ressecada, dermatite, predisposição genética e falta de limpeza (o que contribui para o acúmulo de bactérias, fungos e sujeiras). 

Percebemos então que as caspas na barba não estão necessariamente ligadas a falta de higiene, mesmo que muitos tenham esse conceito. Na verdade, a maioria dos casos acontece por falta de cuidados com ressecamento, porque quando as barbas são mais cheias e longas tendem a ressecar nas pontas e, se os fios da barba já ficam ressecados, imagine a pele?!
Quanto mais ressecados ficam os fios, mais seca e escamosa fica a pele – que por sua vez começa a produzir caspas. 

Como identificar que está com caspa na barba?

Como a barba tem menos volume e menos quantidade de fios do que o cabelo, é mais fácil de perceber quando se está com caspas. 

Se notar os sinais como vermelhidão na pele, coceira frequente e descamação – mesmo que mais leve -, o melhor a se fazer é procurar por dermatologistas que identifiquem a causa e por barbeiros especialistas para que te indiquem produtos eficientes para lidar com esse problema. 

O que fazer para evitar esse tipo de problema e se livrar das caspas?

Sabendo que nunca dá para saber se alguém vai ou não ter caspas, o melhor é adotar métodos de cuidados de rotina que colaborem para quebrar com todas as possíveis causas de caspa. 

Por isso, recomendamos que sempre use sabonetes anti-oleosidade no rosto e shampoo para barba em seus fios da barba ao acordar e antes de deitar. Esses produtos são feitos com pH próprio para a região, tendo menos tensoativos como os sabonetes comuns para corpo ou shampoos para cabelo!

Esfoliantes também precisam estar em seu kit de barba, já que repetindo o processo de esfoliação ao menos 2 vezes por semana você consegue remover a maioria das células mortas do rosto, as quais poderiam ficar presas à barba e atrair gordura – além de incentivar a formação de pelos encravados.

Outra coisa que prejudica muito e pode causar maior tendência a caspas é o costume de passar a mão ou coçar a barba com frequência.
Portanto, é importante tentar se lembrar de não ficar provocando o contato das mãos com a barba – já que além das glândulas das mãos produzem sebo constantemente para lubrificá-las, as nossas mãos tem contato com regiões ainda mais oleosas (como por exemplo o cabelo e certas regiões de pele do corpo). 

Mesmo que você tenha o costume de lavar as mãos com frequência, evite esse contato a todo custo! 

Também vale lembrar de não deixar a barba úmida de jeito nenhum. Isso facilita a proliferação de fungos e pode causar dermatites. 

Onde encontrar barbeiros especialistas e produtos para barba?

Como foi mencionado, o melhor lugar para cuidar da barba é uma barbearia – de preferência as que são um espaço exclusivo para homens, já que tem mais chances de ter profissionais especialistas em barba e produtos adequados para o seu tipo de barba, inclusive pomada para barba

Para encontrar o melhor estabelecimento próximo a você, o melhor é pesquisar na internet ou pedir recomendações de pessoas que já frequentam esse tipo de ambiente. 

Lembre-se de dar prioridade as opções próximas a sua residência ou ao seu local de trabalho, porque fica mais fácil de conseguir marcar horário e adequar seus momentos de cuidado com a barba a sua rotina. 

Isso quer dizer que se você precisa de uma barbearia em Jaú, vai pesquisar especificamente pelo telefone barbearia em Jaú, por exemplo! Assim tem mais chances de conseguir ser atendido em uma data próxima ao seu contato. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *