como-as-chapas-de-aco-sao-produzidas

Como as chapas de aço são produzidas?

Na indústria naval e siderúrgica, nos setores de energia e nas construções diversas, as chapas de aço são amplamente utilizadas. Mas, apesar de comum, poucas pessoas sabem como esse produto é fabricado. 

O processo industrial que gera tanto as chapas galvanizadas quanto as de aço não é simples e envolve inúmeras etapas químicas para que a chapa de aço seja entregue na forma como vemos hoje. 

Tudo isso garante o perfeito acabamento das bobinas de aço e a qualidade que esse material oferece onde quer que seja utilizado. 

Descubra, a seguir, como as chapas de aço são produzidas!

Saiba como as chapas de aço são fabricadas

É importante ressaltar que existem vários tipos de chapas de aço e, cada uma delas, pode passar por processos de refinamento extras, dependendo da finalidade do modelo. 

Basicamente, a fabricação de qualquer modelo de chapa de aço começa na mineração. Afinal, o minério de ferro é imprescindível para dar origem ao aço.

Depois de minerado, o ferro é colocado em alta temperatura. Assim, todas as impurezas são eliminadas e o aço começa a ser originado a partir do ferro gusa — como é chamado o minério de ferro nessa fase de fabricação das chapas de aço.

Feito isso, a aciaria entra em cena e a partir da refinação, o aço surge. Nesse momento, as chapas de aço já estão prontas. O que se segue depois disso é a laminação do produto no laminador de tiras a quente ou tiras a frio, transformando toda a chapa naquelas bobinas de aço que você já conhece. 

Quais são os tipos de chapas de aço?

Ficou curioso sobre os diferentes tipos de chapas de aço? Vamos falar um pouco mais sobre isso. Confira!

Chapa xadrez

A chapa xadrez é um dos tipos de chapas de aço mais interessantes disponíveis atualmente. Diferente das chapas de aço lisas que, como o próprio nome sugere, são planificadas, esse modelo apresenta alguns relevos. 

Isso porque a chapa xadrez é a preferida na construção de rampas e outros meios de passagem. Dessa forma, os relevos transformam a chapa em um material antiderrapante. 

Elas são fabricadas a partir de um processo de laminação e estampagem que podem formar diferentes espessuras de chapa de aço inox.

Chapas galvanizadas

As chapas de aço galvanizadas também são bastante conhecidas e aplicadas em diversos itens de acabamento na construção de casas e também no setor agrícola e de equipamentos. 

Elas são produzidas a partir da galvanização, o que confere resistência extrema à chapa, para que o material possa ser aplicado em diversos setores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook