como-fazer-uma-internacao-involuntaria-ser-menos-complicada

Como fazer uma internação involuntária ser menos complicada?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a dependência química como uma doença crônica, progressiva e incurável. No entanto, apesar de não existir uma cura, existem tratamentos extremamente eficazes para diminuir os impactos causados e para manter o dependente químico longe das drogas.

Para que o tratamento seja realmente eficaz, em grande parte dos casos, é necessário a internação em clínica de recuperação. Há muitos dependentes químicos que não possuem interesse em realizar uma internação, tornando assim a internação involuntária a única solução.

O tratamento para dependentes químicos através da internação involuntária é um processo complicado e doloroso, que no entanto, pode ser amenizado por alguns fatores.

Entenda o que fazer para amenizar as complicações da internação involuntária e saiba qual o momento ideal para optar por essa solução:

Internação involuntária menos dolorosa e complicada

Em decorrência da dependência por substâncias químicas, os sentimentos e emoções do indivíduo costumam estar sempre muito confusos e sempre à flor da pele. Dessa forma, tudo é ainda mais sentido e se torna ainda mais difícil.

Com isso, o apoio da família e dos amigos é fundamental para que a internação involuntária seja menos complicada e dolorosa o possível. O apoio e o suporte das pessoas que o dependente químico ama, são fundamentais para que o tratamento tenha melhores resultados.

É muito importante não utilizar palavras de julgamento, enfrentamento ou qualquer coisa que possa afastar o dependente químico e fazer com que ele perca a confiança, ele precisa se sentir seguro e acolhido.

Além disso, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados atingidos.

Quando realizar a internação involuntária?

Alguns traços específicos de comportamento evidenciam a necessidade de uma internação para tratamento para dependente químico. Por esse motivo, é importante estar atento às atitudes do indivíduo. Confira alguns pontos: 

Uso de drogas em grandes quantidades

Depois de utilizar a substância química e ter sensações de bem-estar, é comum que as pessoas passem a recorrer a essas substâncias mais vezes e cada vez em  maiores quantidades.

Com isso, começa o uso intenso e descontrolado de drogas, momento esse em que o organismo e a saúde física e mental começam a ser cada vez mais prejudicados.

Dificuldade de convívio social

O dependente químico perde o discernimento sobre o que é certo ou errado, e muitas vezes passa a ter como prioridade somente o uso de drogas, deixando para trás os amigos, família, trabalho e estudos. 

Além disso, o medo do julgamento pelo uso das drogas faz com que o indivíduo tenha grande dificuldade de convívio social.

Isolamento

O dependente químico não só possui dificuldades com o convívio social, como também passa a se isolar a maior parte do tempo, seja para usar as substâncias químicas, quanto para fugir dos problemas.

Com isso, o dependente químico pode desenvolver doenças psicológicas como a depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *