Como montar um planejamento de atividades para idosos?

Como montar um planejamento de atividades para idosos?

O trabalho de cuidador de idoso precisa de um plano de atividades que consistem na organização de todos os procedimentos que serão realizados dentro da rotina do paciente. Mas você sabe como montar um planejamento de atividades para idosos?

A importância do planejamento de atividades

Para que você monte o planejamento de atividades para idosos é necessário verificar quais são das suas funções foram firmadas no contrato, para que saiba exatamente o que deverá ser cobrado dentro da sua rotina de trabalho. 

Isso porque existem famílias que optam pela contratação de um cuidador de idosos que passa o máximo de tempo na residência do paciente, como é o caso de quem é solicitado para dormir na casa do cliente para atender possíveis emergências que venham a acontecer durante a noite.

É importante frisar que ainda que o paciente tenha dificuldade para se movimentar, ou qualquer outro tipo de limitação, a pessoa não está inválida (salvas exceções como Alzheimer e afins). Portanto, o plano de atividades deve sim respeitar os seus gostos e preferências para que o idoso se mantenha o mais autônomo possível.

Além disso, uma das funções dessa programação é que ele inclua tarefas em que ele conviva com outras pessoas, para que ele não perca as relações sociais. Procure propor exercícios que ele goste, como assistir filmes, cuidar de plantas, cozinhar, pinturas, etc.

Contudo, ainda que o lazer seja interessante, inclusive para que o idoso se sinta independente, a base do planejamento consiste em garantir que o idoso se alimente na quantidade necessária e com alimentos de qualidade, bem como se hidrate corretamente.

Além da higienização pessoal em dia, assim como os seus demais cuidados relacionados à saúde que incluem os remédios no horário correto, o comparecimento em consultas e retornos médicos, e a realização de exames laboratoriais.

O cuidador de idosos particular também pode fazer o acompanhamento internações, pós operatório, e também atuar como cuidador acompanhante viagens

Como contratar um cuidador

Antes de contratar um profissional para preencher as vagas de cuidador de idosos é necessário saber a qualidade do serviço oferecido. Uma das formas de fazer isso é entrando em contato com empresas de cuidador a domicílio nas quais ele já trabalhou para buscar referências.

Um bom currículo cuidador de idoso inclui curso de cuidador que vão lhe garantir que ele possui conhecimentos na área.

Para que você faça a contratação de um cuidador acompanhante é necessário seguir os mesmos procedimentos que a de um trabalhador doméstico. De forma que o funcionário tenha a sua carteira de trabalho assinada com todos os dados do trabalho, para que seja cadastrado no e-Social.

Esse procedimento é necessário tendo em vista a Lei Complementar nº 150/2015 que regulamenta o trabalho de um cuidador de idosos em âmbito residencial. Com isso o cuidador home care terá jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 12 x 26, controle realizado por meio de ponto, horas extras e adicionais noturnos, assim como faltas e atrasos. 

Além do direito a férias, folga em pelo menos um dia da semana, aviso prévio, e benefícios como licença maternidade/paternidade e vale transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook