como saber o pis

Como saber o número do PIS/PASEP

Como saber o número do PIS/PASEP

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecido pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é destinado aos servidores públicos, regido pelo Regime Jurídico Estatutário Federal, sendo administrado pelo Banco do Brasil.

Assim sendo, para receber direitos trabalhistas – como seguro-desemprego, FGTS e abono salarial – é necessário ter o número do PIS.

Se você não sabe onde encontrá-lo, a primeira dica é olhar na última folha da Carteira de Trabalho. Geralmente, lá se encontra o número do PIS.

Mas há outra forma, caso não se encontre na Carteira de Trabalho. Você também pode acessá-lo através do site da Previdência Social: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

O DATAPREV é Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, uma empresa pública brasileira responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira.

Ao acessar o site, clique em Inscrição, onde você terá que preencher seus dados pessoais, como nome completo; data de nascimento; nome da mãe; e CPF.

Depois de preenchida as informações básicas, clique em confirmar.

A próxima página mostrará o seu número PIS inscrito na Previdência Social.

Feito por Marília Rocha

Como saber o número do PIS/PASEP

VEJA IMAGENS DE PIS/PASEP:

como encontrar o número do pis

como encontrar o número do pis

como saber o pis

como saber o pis

número do pis

número do pis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *