imposto de renda

Como saber se cai na Malha Fina

Quem já está preocupado em saber se terá ou não que fazer a declaração de Imposto de Renda no ano que vem, uma novidade vem por aí. Como saber se cai na Malha Fina

O Fisco vai lançar uma ferramenta, que poderá ser utilizada por meio de aplicativo, que informará às pessoas físicas quando elas caíram na malha fina do Leão – ou seja, quando suas declarações foram retidas para verificação.

Hoje, os contribuintes tem acesso apenas através do site da Receita Federal, no campo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O sistema atual exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada.

A novidade é que, com o aplicativo, o contribuinte passará a ser informado em seu celular, caso deseje, quando sua declaração for retida para verificação (na malha fina), sem ter de acessar a página da Receita Federal na internet.

Apesar de facilitar muito a vida dos contribuintes, ainda não há confirmação que esse sistema já estará disponível para o ano de 2015.

Sabendo que caiu na malha fina, por meio da mensagem enviada pela Receita Federal, o contribuinte poderá entrar no extrato do IR (no e-CAC) e saber quais as razões que levaram sua declaração para a malha fina. Nesse ponto, o procedimento continua sendo o mesmo. Para sair da malha, é preciso enviar uma declaração retificadora. As restituições do IR só são liberadas somente após eliminação de todas as pendências ou inconsistências com o Fisco.

Como saber se cai na Malha Fina

aplicativo malha fina

imposto de renda

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook