Como surgiu a camiseta

Como surgiu a camiseta

As camisetas são usadas na maior parte do mundo e são itens versáteis, pois podem ser usadas em combinações e em diferentes idades. No entanto, nem sempre essas peças foram tão descoladas como conhecemos hoje, como é o caso das camisetas personalizadas. Na verdade, a história da camiseta começa no século XX. Continue lendo e saiba mais.

Entenda como as camisetas surgiram 

Especula-se que as camisetas surgiram da evolução de uma roupa íntima feita de linho que cobria o corpo inteiro e era usada pelos trabalhadores no século XIX.

As unions suits eram usadas com mais frequência durante o inverno, pois no verão faziam os homens transpiram em excesso. Diante disso, os trabalhadores mudaram o corte da peça cortando-a pela metade, dando origem a um tipo de pijama em duas partes, as long johns. 

No ano de 1904, a empresa Cooper Underwear Company mudou o destino do que viraria a camiseta dos dias atuais. O lançamento de um novo produto que era destinado a homens solteiros (pois na época os afazeres domésticos e de corte e costura ainda estavam atrelados ao papel da mulher) acompanhava o seguinte slogan: “Sem pios de segurança – sem botões – sem agulha – sem linhas”.

Após a Primeira Guerra Mundial as camisetas começaram a se popularizar, sobretudo os modelos de camisetas estampadas. Elas passaram a ter gola careca e eram confeccionadas também para esportistas, prometendo boa absorção da transpiração. Não demorou muito até que as camisetas começassem a ser usadas por universitários e soldados.

Camisetas modernas

As camisetas nunca foram tão democráticas como atualmente. Com as lojas de camisetas personalizadas ficou mais fácil de escolher um modelo de camiseta para diversas situações. Basta um pouco de criatividade e inspirações para criar um modelo que tem tudo  a ver com você.

As diversas tecnologias das máquinas de estampas permitem  confeccionar camisetas personalizadas para aniversários, shows e diversas ocasiões.

As camisetas personalizadas estampadas, na maioria das vezes, são feitas em algodão. No entanto, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a criação de um desenho, entre elas: sublimação, litografia, transfer digital, silk screen e bordado computadorizado.

A escolha da técnica mais adequada dependerá do tipo de estampa e da qualidade desejada em nitidez e resolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *