A sala limpa costuma estar presente em indústrias de diversos segmentos e laboratórios e alguns parâmetros precisam ser controlados para seu funcionamento correto na hora de produzir produtos que necessitam do maior cuidado com a higienização possível.

Componentes fundamentais em uma sala limpa

A sala limpa costuma estar presente em indústrias de diversos segmentos e laboratórios e alguns parâmetros precisam ser controlados para seu funcionamento correto na hora de produzir produtos que necessitam do maior cuidado com a higienização possível.

Manter a sala limpa com o mínimo de contaminação possível, exige alguns procedimentos e equipamentos específicos. Esse ambiente é controlado e utilizado para estudos e testes sendo necessário muito cuidado com qualquer tipo de procedimento.

Na sala limpa não se pode usar mobiliário nem materiais de escritórios comuns. Existem materiais específicos para esse tipo de sala, que são feitos de fibra de plástico e substrato, com intuito de proliferar o mínimo de bactérias possíveis.

Os móveis e equipamentos são específicos para as salas limpas, é necessário que sua composição tenha sido feita por aço inoxidável eletropolido e com pintura a pó ou plástico sólido.

É necessário prestar atenção na saída do ar do ambiente e apostar em portas rápidas como forma de circulação de ar e que auxiliam no controle da temperatura, controle da umidade, prevenindo que qualquer tipo de contaminação entre para essas salas.

Com as portas para sala limpa automáticas, não há necessidade de colocar a mão para abri-la e não possui o risco de ficar aberta, o que traz segurança para o ambiente. O controle sobre o funcionamento e a limpeza do local deve ser anotado hora em hora, chegando a ser mais rigoroso que em alguns hospitais.

 

Os painéis e os forros precisam atender às exigências construtivas do local, como, por exemplo, modelos que possuem isolamento termo acústico, estrutura modular e o acabamento deve ser em alto padrão para garantir a facilidade de manter limpo o ambiente.


Por que é preciso cantos arredondados?


Os cantos arredondados na sala limpa são de extrema diferença na hora da limpeza do ambiente, eles ajudam na circulação de ar, não gera e nem retém partículas, auxilia na não proliferação de bactérias e visualmente é bem mais bonito que os tradicionais.


Posso usar qualquer material de limpeza?


Não! Essas salas não podem ser limpas com materiais de limpeza que utilizamos para limpar nossas casas ou empresas comuns. É preciso utilizar materiais especializados, por conta da quantidade de partículas e fibras que os produtos comuns dispensam.


Escolha equipamentos de qualidade


Essas salas devem ter o mínimo de circulação de pessoas possível, por isso, é importante que os equipamentos que escolha para a sala limpa sejam de extrema qualidade para que não haja manutenções o tempo todo.

Por exemplo, invista em portas rápidas de qualidade e que atenda especificamente o seu propósito, pesquise bem antes de comprar e invista um pouco mais se for preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *