conflito em gaza

Conflito em Gaza – entenda as razões

Conflito em Gaza – entenda as razões

Localizada entre Israel e o Egito, a Faixa de Gaza foi ocupada por israelenses em 1967, na Guerra dos Seis Dias, mas as tropas de Israel só deixaram a área em 2005.

No entanto, Israel ainda controla a maioria das fronteiras, espaços áereos e marítimos de Gaza além de também restringir a circulação de pessoas e bens por considerar isso vital para sua segurança.

Nesse contexto, palestinos se dizem confinados e afirmam passar por dificuldades sócio-econômicas por causa desse controle, algo que é condenado pelo Hamas – o movimento islâmico palestino dominante que aponta a ocupação permanente do leste de Gaza e de Jerusalém – como o motivo dos ataques realizados antes e depois de 2005.

O mais recente conflito aconteceu devido ao sequestro e à morte de três adolescentes israelenses em junho. Israel culpou o Hamas, algo que o grupo negou, e iniciou ataques ao grupo no leste de Gaza. A tensão cresceu ainda mais depois da morte de um adolescente palestino em Jerusalém no dia 2 de Julho, que seria uma vingança pelas mortes dos três israelenses. Os dois lados passaram a se atacar deste então. Em 8 de julho, Israel lançou uma operação por terra para impedir que novos foguetes fossem lançados de Gaza em direção ao país.

Funcionários da saúde da Palestina disseram que pelo menos 630 palestinos foram mortos e cerca de 4.000 feridos – cerca de 70% a 80% deles civis, de acordo com as Nações Unidas.

Segundo as Forças de Defesa de Israel, vinte e oito soldados israelenses e dois civis israelenses foram confirmados como mortos no conflito.

A morte de um soldado israelense pelo grupo Hamas incendiou ainda mais o conflito. O Exército israelense lançou o nome do soldado – o sargento Oren Shaul – mas não confirmou a morte do mesmo: “Nós ainda estamos trabalhando para identificar o corpo.”

Feito por Marília Rocha

Conflito em Gaza – entenda as razões

VEJA IMAGENS:

mapa de gaza

mapa de gaza

conflito em gaza

conflito em gaza

Imagens do conflito em Gaza

Imagens do conflito em Gaza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *