Cortar árvores: quando é preciso e possível realizar esse procedimento

Cortar árvores: quando é preciso e possível realizar esse procedimento?

Diferente do que muitas pessoas pensam o manejo florestal implica na poda/corte de árvores com métodos ambientalmente corretos. Para que seja feito, é preciso necessariamente ter um motivo e usar os equipamentos adequados, como o picador de árvores, o triturador de galhos, o destocador de toco e compostadores.

 

Todos esses equipamentos têm importância no processo e realizar a compostagem é fundamental – ainda que nem sempre seja feita como deveria.

 

Além de uma justificativa e acesso aos equipamentos, é preciso contar com profissionais para cortar árvores. Quer saber mais? Continue acompanhando!

 

O que a legislação diz sobre o corte de árvores?

Estando em área pública ou privada, todo processo de corte de árvore precisa ser aprovado pela prefeitura. Caso a solicitação de autorização não seja enviada e o corte seja feito, o responsável pelo corte pode ser multado (valor que pode chegar até quase 3 mil reais) e o que deveria ser uma solução, vira um prejuízo.

 

Sendo assim, é preciso abrir uma solicitação e aguardar a visita de um engenheiro que presta serviços de vistoria no local. Esse especialista irá recomendar o método mais adequado para cortar a árvore e emitir um laudo, documentando que o procedimento foi ou não autorizado.

 

Motivos para a solicitação ser aprovada:

  • Árvore comprometida e/ou com estrutura podre;
  • Risco de queda – perto ou não de lugares com construções e fiações elétricas;
  • Danos causados em edificações ou impedindo o desenvolvimento de outras plantas;
  • Árvore localizada em um terreno que será construído um imóvel.

 

Motivos insuficientes para aprovação:

  • Entupimento de calhas causado por folhas da árvore;
  • Folhas, galhos, sementes e flores da árvore sujando a calçada ou o quintal;
  • Possibilidade de invasão em residências por alguém conseguir entrar subindo a árvore;
  • Árvore atrapalhando ou impedindo a visão de uma casa para a rua;
  • Falta de interesse por árvores.

 

Quais tipos de árvore podem ser cortadas?

Toda árvore de qualquer tipo e qualquer espécie que estiver com estrutura comprometida ou possa causar perigo de alguma forma, pode ser podada ou cortada em casos extremos – desde que seja feita uma solicitação e esta seja aprovada pela Prefeitura.

 

Por que fazer a compostagem?

A compostagem de resíduos orgânicos é tão importante quanto os métodos de reciclagem de lixo, porque ao invés dos restos das árvores serem descartados de qualquer maneira, são levados a um destino adequado – podendo contribuir com o meio ambiente e servir para a sustentação do ecossistema.

 

Os resíduos chamados de compostos orgânicos podem ser transformados em adubo, por exemplo. Além disso, existem diversas vantagens como diminuir o uso de aterros sanitários, evitar a proliferação de mais doenças e impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixo, reciclagem de nutrientes, retenção de água no solo, diminui o uso de fertilizantes químicos, entre outros.

 

Como ter acesso aos equipamentos?

Para ter acesso a um picador de galhos (também conhecido como picador florestal, picador de madeira ou picador de árvore inteira), um triturador de galhos e troncos, um destocador florestal e aos demais equipamentos, é preciso contar com uma empresa especialista e experiente no segmento.

 

Peça recomendação para profissionais de confiança sobre qual triturador galhos ou qual destocador você pode alugar, onde encontrar destocadores e o que mais tiver dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook