Cuidados ao comprar um imóvel comercial

Cuidados ao comprar um imóvel comercial

Assim como a escolha de um imóvel residencial à venda exige diversos cuidados, a definição de um novo imóvel comercial também é rodeada de critérios que possuem como finalidade a aquisição de um espaço adequado, capaz de comportar com eficiência toda a operação da empresa.  Continue lendo e confira alguns cuidados para escolher este novo patrimônio.

Valorização

O investimento no imóvel deve ser feito levando em consideração o potencial de valorização. Construções nos arredores como condomínios de luxo e até mesmo algumas reformas podem fazer com que o espaço seja mais valorizado a longo prazo. As casas de condomínios de fechado  também atraem fluxo de clientes e aumentam o faturamento de lojas e comércios.

Se a área está prestes a receber investimentos do Governo como linha de metrô ou uma nova quadra poliesportiva, há maiores chances de valorização. 

Regularização

A documentação do imóvel é muito importante para fechar negócio, por isso, antes de assinar o contrato de um galpão à venda, salas comerciais e até mesmo prédios inteiros à venda, verifique se as documentações estão em dia.  Cada tipo de empreendimento necessita de regularizações diferentes. As mais comuns são o Habite-se, alvará e licença de funcionamento. É importante verificar se o espaço atende as regulamentações da Vigilância Sanitária, se for o caso.

Centros comerciais e Shoppings nem sempre são a melhor escolha 

Optar por um imóvel comercial que esteja localizado dentro de um condomínio ou shopping center nem sempre é a melhor opção. Além desses locais exigirem o cumprimento de algumas regras de dias e horários de funcionamento é preciso lembrar que ao adquirir uma sala comercial à venda, em centro de compras, por exemplo, será necessário pagar taxa condominial e fundo de promoção.

Visite o local em dias em diferentes oportunidades

Se você está procurando um imóvel comercial para utilizar no varejo, é importante visitar o local em dias e horários diferentes. Essa estratégia fará com que você possa constatar o real movimento na região. Outro aspecto importante que pode ser observado nessa oportunidade é o perfil do público. Converse com outros lojistas.

Infraestrutura do ponto

Em alguns casos, apenas algumas adequações podem fazer com que o imóvel atenda às necessidades para atuação de sua empresa, no entanto, nem sempre as modificações são tão fáceis quanto parecem. Defina em um orçamento quais são as alterações necessárias, o prazo que levará para concluí-las e  se de fato vale a pena realizá-las.


Por último, recomendamos a procura de uma imobiliária de confiança. Consultores que ouvem a sua história e as necessidades do seu negócio são os profissionais indicados para encontrar um imóvel comercial do jeito que você procura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *