Diferença em manta asfáltica e fita asfáltica autoadesiva

Quando o assunto é impermeabilização, muitos se confundem quanto ao tipo de material utilizado, e por isso, acaba não entendendo como proceder diante uma situação dessa. Sendo a manta asfáltica e fita asfáltica autoadesiva os mais conhecidos, hoje iremos diferenciar esses dois produtos. 

Você deve estar se perguntando qual a real necessidade de estar por dentro desse assunto, além do fato de entender o procedimento que irá acontecer no seu espaço. 

Além de estar inteirado sobre o processo de impermeabilização, no momento da contratação dos serviços, você pode ouvir alguma informação que não esteja relacionada com o que o seu espaço precisa no momento. 

Por exemplo, falarem para você que utilizarão a manta asfáltica, quando na verdade o que é a melhor opção é a fita asfáltica autoadesiva, e, nesse sentido, você conversar com os profissionais sobre as possibilidades. 

Então, agora vamos diferenciar a manta asfáltica da fita asfáltica autoadesiva, e trazer recomendações de onde você pode adquirir esses materiais. 

 

O que é a manta asfáltica 

Podemos entender a manta asfáltica como um material que apresenta flexibilidade quanto ao seu sistema relacionado a impermeabilização. 

Além disso, a sua confecção se resume no uso de asfalto (devidamente modificado), sendo estes compostos por polímeros, bem como os derivados de poliéster ou polietileno. 

Outro ponto importante a ser conhecido acerca da manta asfáltica é a norma técnica que está em vigor, que é a ABNT NBR 9952, que dispõe sobre a “Manta Asfáltica com Armadura para Impermeabilização”. 

É possível visualizar que essa norma técnica discorre sobre os requisitos e quais os métodos de ensaio necessários para o manuseio do material. Por outro lado, devemos falar que esse produto também foi dividido em determinados tipos variados, de acordo com os seus parâmetros ou com os valores específicos. 

Alguns desses requisitos são a espessura da manta, a capacidade de absorção da água, bem como a flexibilidade existente quanto a baixa temperatura do ambiente, e entre outros. 

O uso dessa manta é recomendado para lajes, reservatórios, paredes de encostas, e afins a esses exemplos. Você pode encontrar a comercialização dessa manta com as medidas 1x10m. 

 

O que é a fita asfáltica autoadesiva 

A primeira diferença encontrada nas fitas asfálticas autoadesivas em relação a manta asfáltica é a sua composição, pois as fitas apresentam um acabamento de filme aluminizado, o que não seria tão flexível quanto a manta.

A norma técnica que rege o uso da fita asfáltica autoadesiva é a ABNT NBR 16411:2015 “Fita asfáltica autoadesiva”. 

Essa fita é indicada para ser utilizada em superfícies que apresentam fibrocimento, concretos ou metais, além de argamassa. A área propriamente dita deve ser de menor solicitação. 

 

Onde adquirir a manta e a fita? 

Claro que existem muitos locais que comercializam esses materiais, contudo, hoje trouxemos uma indicação de empresa que fornece esse produto com qualidade e preço acessível. 

Acesse o site http://loja.isotecnica.com.br/, e confira os melhores preços para você, além de agilidade e eficiência nos contratos de compra e venda. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *