Diferenças entre rede de esgoto e rede de drenagem

Diferenças entre rede de esgoto e rede de drenagem

O escoamento de água nas vias públicos é imprescindível para que as ruas e avenidas não fique alagadas. Entretanto, para que isso ocorra é essencial que as pessoas não poluem o local, e também que a empresa de desentupidora seja realizado conforme a necessidade de cada sistema. Veja quais são as diferenças entre rede de esgoto e rede de drenagem, e qual a opção para desentupimento.

Rede de esgoto

O entupimento da rede de esgoto é atribuído ao amontoamento de detritos e demais resíduos nos canos, o que acaba atrapalhando a vazão natural da água por meio da tubulação instalada.

Por conta disso que as casas costumam utilizar mais calhas, pois dessa maneira a água da chuva não chega a congestionar a rede de esgoto, uma vez que tem a função de transportar a água até a sarjeta para seguir até os bueiros, comumente conhecidos como boca de lobo.

O entupimento da rede de esgoto pode ser percebido a partir dos vazamentos em ralos e vasos sanitários, além do tempo necessário para que a água escorra pelo cano. 

Já os bueiros costumam ficar obstruídos não apenas em por conta da poluição humana nas vias públicas, como também por conta das folhas e raízes de árvores que caem em locais próximos às bocas de lobo. No caso das pias da cozinha, o entupimento costuma acontecer por conta do acúmulo de gordura na tubulação.

Para que você evite os problemas ocasionados pelo entupimento na rede de esgoto, o ideal é que você evite algumas coisas, como por exemplo despejar resíduos sólidos e objetos nas privadas. 

Além de não se esquecer de retirar os restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los na pia para que os restos não entrem no ralo.

Um outro tipo de cuidado que merece bastante atenção na cozinha é que você não deve despejar óleo usado nos ralos, porque além de poluir a rede de esgoto, você terá mais riscos de fazer com que a caixa de gordura fique cheia.

Caso você enfrente algum desses problemas o recomendado é que você entre em contato com uma desentupidora para que seja realizado o serviço de desentupidora de ralo, desentupidor de vaso, desentupidor de pia, além de desentupidora de esgoto.

Rede de drenagem

Os cuidados indicados para os cuidados com a rede de esgoto são os mesmos referentes aos da rede de drenagem, entretanto, o que as difere é que a drenagem pode sim receber a água pluvial – ou seja, da chuva -, bem como a de piscina.

Entretanto, é preciso salientar que caso a tubulação interna do meu imóvel seja a mesma utilizada para a água da chuva e do esgoto, o correto é que você faça a separação das tubulações antes de integrar o seu esgoto à rede.

Levando em consideração de que esse tipo de tubulação não é próprio para receber resíduos sólidos e afins, o que pode fazer com que ocorram entupimentos. Portanto para que isso não aconteça, o ideal é que você invista na contratação de serviços preventivos com uma desentupidora 24h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook