Quais são as doenças que causam surdez?

Quais são as doenças que causam surdez?

Existem diversos motivos pelas quais uma pessoa pode acabar desenvolvendo deficiência auditiva. Ao menor sinal de que você não está ouvindo sons conforme o habitual, a melhor atitude a se tomar é a de ir ao otorrinolaringologista para realização dos exames necessários. Pensando nas razões pelas quais o indivíduo pode chegar a essa condição, você sabe quais são as doenças que causam surdez?

Tratamentos para deficiência auditiva

Após o diagnóstico é necessário buscar o tratamento mais efetivo para o seu grau de surdez. Entretanto, ainda que você tenha algumas preferências, como é o caso dos produtos mais discretos saiba que essa tarefa cabe apenas ao médico com especialidades para o estudo e tratamento das doenças do ouvido, bem como do nariz, e dos seios paranasais. 

Um dos modelos mais eficazes é implante coclear que atende pacientes com uma grave perda de audiência. Isso porque diferente dos demais ele realiza as funções da parte interna do ouvido de uma forma automatizado, para isso ele é inserido por meio cirúrgico.

Após a inserção, o implante auditivo envia as respectivas informações sonoras para o nervo, assim ele acaba por fazer a substituição das funções exercidas pelas células do ouvido interno.  

Acessórios importantes para o tratamento de surdez

A vida útil do aparelho depende do abastecimento de energia, para isso é necessário comprar baterias para implante coclear. Existem modelos de baterias para aparelhos auditivos, como o implante coclear que são fabricadas sob medida para atender as especificações do modelo que você adquiriu. 

Caso você prefira, pode utilizar pilhas para aparelho auditivo. Estas ficam presas à roupa em um dispositivo próprios para pilha aparelho auditivo do tipo descartáveis. 

Diferentemente do que se costuma pensar você não pode (e não deve!) usar tipos diferentes de pilha. Para evitar danos para o seu equipamento é imprescindível que opte por comprar pilha para aparelho auditivo, porque essas são as corretas para atender a sua necessidade.

Um outro cuidado que você não pode abrir mão é o de comprar acessórios para aparelho auditivo porque a utilização deles é indispensável para preservar a qualidade e o tempo de vida útil do seu aparelho. 

O desumidificador para aparelho auditivo, por exemplo, serve para retirar toda a umidade do equipamento. É importante que você realize esse procedimento constantemente para que a umidade não cause a corrosão, e tão pouco afete o funcionamento do receptor e do microfone do seu equipamento.

Doenças que causam deficiência auditiva

Nem sempre a pessoa que não nasce surda não de desenvolver algum grau de deficiência auditiva durante a vida, isso porque existem diversas doenças que levam à essa condição. Veja quais:

  • Síndrome de Usher
  • Caxumba
  • Meningite
  • Pressão alta
  • Diabetes
  • Herpes 
  • Sífilis
  • Sarampo
  • Toxoplasmose
  • Rubéola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *