Doodle: 374º Aniversário de Nicolas Steno, pioneiro da anatomia e geologia


<< Nicolaus Steno foi um dinamarquês pioneiro nos campos da anatomia e geologia. Graças à sua grande capacidade de observação, fez importantes descobertas através de suas observações, mesmo quando estas diferiam das doutrinas tradicionalmente aceitas.

Inicialmente dedicou-se ao estudo da anatomia, focando o seu trabalho sobre o sistema muscular e na natureza da contracção muscular. Outro trabalho de Steno, sobre os dentes de tubarão, levou-o a questionar-se sobre a forma como um objeto sólido poderia se encontrado dentro de outro objeto sólido, como rocha ou uma camada rochosa.  Wikipédia >>


Os primeiros trabalhos

Após completar a sua educação universitária em Copenhaga, a sua cidade natal, viajou pela Europa; de facto, manter-se-ia em viagem durante o resto da sua vida. Na FrançaItália e Países Baixos entrou em contacto com vários cientistas e médicos proeminentes, e graças à sua grande capacidade de observação em breve fez importantes descobertas. Numa altura em que os estudos científicos consistiam na leitura dos autores antigos, Steno foi suficientemente audaz como para confiar nas suas observações, mesmo quando estas diferiam das doutrinas tradicionalmente aceitas.

Inicialmente dedicou-se ao estudo da anatomia, focando o seu trabalho sobre o sistema muscular e na natureza da contracção muscular. Utilizou ageometria para mostrar que um músculo em contracção altera a sua forma mas não o seu volume.


Nicolaus Steno
anatomia e geologia
Niels stensen.jpg
Nacionalidade Dinamarca Dinamarquês
Nascimento 11 de Janeiro de 1638
Local Copenhaga
Falecimento 25 de Novembro de 1686 (48 anos)
Local Schwerin
Actividade
Campo(s) anatomia e geologia

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *