Ensino prático facilita aprendizagem de alunos

Ensino prático facilita aprendizagem de alunos

Ainda que o uso seja proibido no Brasil, os professores têm disputado a atenção de seus alunos com os celulares. Com isso o aprendizado em sala de aula pode ser prejudicado e resultar em notas baixas. Para isso é preciso utilizar de outras formas de educar! Veja como o ensino prático facilita aprendizagem de alunos.

Para fazer com que o aluno preste atenção no conteúdo que está sendo ensinado é necessário apostar em técnicas práticas, dessa maneira a aprendizagem será de longa-duração, e não apenas assuntos a serem decorados para a obtenção de uma boa nota na prova.

 

Como aplicar

Antes de qualquer coisa é preciso estudar quais são melhores possibilidades para cada disciplina. Por exemplo, as matérias de Humanas combinam mais com aulas de campo, como por exemplo, ao promover passeios em museus.

As matérias de Exatas possibilitam as idas em laboratórios para a realização de experimentos e demais atividades para colocarem em prática a teoria aprendida em sala de aula.

Ainda que seja uma aula prática é necessário fornecer uma base teórica sobre o conteúdo para o aluno para que entenda o que está sendo trabalhado, e consequentemente também possa tirar suas dúvidas.

Dessa maneira ele terá um maior aproveitamento dos benefícios desse método, como por exemplo o pensamento crítico trabalhado, a curiosidade em aprender mais, o aumento do interesse pela disciplina, e a autonomia em exercer as funções no trabalho solicitado.

Equipamentos necessários

Para que a aula prática aconteça é necessário disponibilizar os equipamentos necessários para viabilizar o que está sendo proposto. Como os experimentos são mais utilizados por disciplinas de exatas é preciso montar uma estrutura com móveis para laboratório, bancada de laboratório e equipamentos de laboratório.

A bancada para estudo pode ser equipada com equipamentos de automação assim como kit didático.

Veja quais são os itens necessários laboratório completo de química, laboratório completo de matemática, laboratório completo de biologia e laboratório completo de arquitetura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook