Escola Filho: Como escolher uma escola para meu filho?

Escola Filho: Como escolher uma escola para meu filho?

Início do ano é tempo de volta às aulas e é o momento também em que muitos jovens pais se vêem diante do difícil dilema: “Qual escola escolher para o meu filho”?

Duvida mais do que justificável, afinal diante de tantas opções diferentes de filosofias de ensino além da expectativa de qualidade, fica difícil escolher o que será o primeiro contato do seu filho com a educação formal e que poderá definir o futuro do mesmo. Como dizem, com educação, e com saúde  não se brincam, e aqui estamos tratando da educação daqueles que são nosso bem mais valioso, os filhos.

Mas qual escola escolher: Publica? Privada? Religiosa? Regime integra? Meio período? Difícil hein? Mas Comofas está aqui pra te ajudar, por isso continue lendo este guia com dicas sobre como escolher uma boa escola para seu filho.

Passo a Passo

1)    Sua escolha deve se pautar, primeiramente, na avaliação da personalidade e temperamento do seu filho, e no estilo de aprendizado que o mesmo eventualmente tenha demonstrado.

Desta forma você deverá encontrar uma escola, pública ou privada, que se adéqüe aos pontos fortes para o melhor desenvolvimento cognitivo do seu filho, assim considere se é uma criança muito agitada, interativa, introspectiva, tímida. A escola ideal será aquela que trabalha e desenvolve seus pontos fortes, bem como busca a superação das dificuldades.

2)    Ainda para o quesito acima avalie o tamanho das classes das escolas candidatas, verifique se o número de alunos em sala de aula ajudaria ou prejudicariam o aprendizado do seu filho.

3)    Visite a escola e procure conhecer a base de seu funcionamento: os professores. Converse com os das séries iniciais (onde irá matricular seu filho) bem como com os das mais avançadas, afinal, quando se escolhe uma escola pretende-se manter a criança lá até que tenha concluído as séries necessárias.

Converse também com funcionários, direção e outros pais verificando com esses últimos o que acham da política pedagógica da escola em questão.

4)    Verifique também se escola tem condições de trabalhar os dons naturais que seu filho eventualmente tenha mostrado possuir, por exemplo, se ele tem talento para o esporte, verifique se a escola possui uma boa estrutura para educação física bem como bons professores para a disciplina. Caso seu filho tenha demonstrado interesse/ talento para a música, observe se a disciplina faz parte da grade normal ou mesmo extracurricular da escola.

5)    Veja se as atividades extracurriculares propostas pela escola se adéquam as pretensões que tem para suas crianças ou mesmo se são interessantes.

6)    Obtenha junto à direção uma descrição completa dos objetivos acadêmicos propostos para cada série de ensino.

7)    Tente obter, junto ao MEC, a avaliação mais recente da qualidade de ensino daquela escola.

8)    Caso seu filho tenha alguma deficiência física ou motora, verifique quais escolas possuem profissionais habilitados para lidar com elas, bem como as que possuem estrutura física adequada para receber uma criança no mesmo estado.

9)    Outro fator importante a ser observado são as dependências sanitárias e higiene da escola, banheiros, cantina, área de lazer, tudo isso deve ser avaliado, afinal não queremos que a própria escola seja uma ameaça à saúde de nossos herdeiros.

10)     Por fim, se possível, assista uma aula, ou pelo menos parte dela, para verificar como é o relacionamento aluno – professor na futura escola do seu filho.

11)   Boa sorte!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *