diretas já 1984

Especial Diretas Já – movimento completa 30 anos

Especial Diretas Já – movimento completa 30 anos

Há exatos 30 anos, a Câmera se reunia para aprovar uma emenda, que após duas décadas de ditadura, reestabelecia a eleição direta para presidente.

Essa proposta inspirou a maior campanha cívica da história do Brasil, as Diretas-Já.

Personalidades, políticos, artistas, e sindicalistas aderiram à causa que buscava eleger novamente um presidente – o último eleito diretamente foi Jânio Quadros, em 1960.

A primeira manifestação pública a favor de eleições diretas ocorreu no recém-emancipado município de Abreu e Lima, em Pernambuco, no dia 31 de março de 1983.

Organizada por membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no município, a manifestação foi noticiada pelos jornais do estado. Foi seguida por manifestações em Goiânia, em 15 de junho de 1983 e em Curitiba em novembro do mesmo ano.

Posteriormente, ocorreu também uma manifestação na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, no dia 27 de novembro de 1983 na cidade de São Paulo.

O movimento só foi crescendo e outras cidades e políticos aderiram à causa. Entre eles Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, José Serra, Mário Covas, Teotônio Vilela, Eduardo Suplicy, Leonel Brizola, Luis Inácio Lula da Silva, e Miguel Arraes.

Eleito pelo PMDB, em 1982, e empossado em 1º de fevereiro de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira empenhou-se em coletar as assinaturas para apresentar o projeto de emenda constitucional que estabelecia eleições diretas (170 assinaturas de deputados e 23 de senadores). No dia 2 de março de 1983 finalmente apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 5.3

Em 25 de abril de 1984, sob grande expectativa dos brasileiros, a emenda das eleições diretas foi votada, obtendo 298 votos a favor, 65 contra e 3 abstenções.

Em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil. Porém, em função de uma doença, Tancredo faleceu antes de assumir o cargo, sendo que o vice, José Sarney, tornou-se o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985).

Feito por Marília Rocha

Especial Diretas Já – movimento completa 30 anos

IMAGEM DAS DIRETAS JÁ:

diretas já

diretas já

Especial Diretas Já – movimento completa 30 anos

Especial Diretas Já – movimento completa 30 anos

movimento diretas já

movimento diretas já

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook