Saiba como organizar eventos culturais

Saiba como organizar eventos culturais

Planejar um evento cultural é uma das formas de envolver os público com o setor das artes e  dos costumes de uma região em específico. Neste tipo de encontro, que pode abranger diversos temas, é possível reunir diferentes atrações em uma única  localização. No entanto, existem algumas particularidades em eventos culturais que precisam ser levadas em conta. Continue lendo e confira dicas como locação de unifila e todos os preparativos para seu evento cultural.

O que é um evento cultural

O evento cultural pode receber atrações de gastronomia, exibições de produtos, artesanatos e também ser a oportunidade para apresentação de bandas. Um evento cultural pode estar associado a uma causa social, por exemplo. 

Por onde começar a organizar um evento cultural

Como em qualquer bom evento, é fundamental certo planejamento para que o evento saia conforme o esperado.

A resposta para algumas perguntas pode ajudar a nortear a contratação de equipamentos e  atrações.

Defina, por exemplo, qual será o período no qual o evento acontecerá. Eventos culturais podem se estender por alguns dias ou apenas um único dia.

Em seguida, considere como se dará o acesso ao evento. Se haverá venda de ingressos ou entrada gratuita. Lembre-se que existem  várias formas de conseguir levantar fundos para um evento que não seja necessariamente a venda de bilheteria (aluguel de espaço para comerciantes e parceria com patrocinadores). 

As redes sociais são excelentes canais para divulgação de encontros culturais, sobretudo com a criação de grupos de Facebook. Divulgando as ações, palestrantes e teasers sobre o evento, será mais fácil atrair participantes.

A ambientação do evento cultural também precisa de atenção especial no planejamento, afinal, é ela que irá conquistar os participantes para que voltem nas próximas edições. Invista em iluminação, som e infraestrutura. Deixe a criatividade fluir e coloque as mãos na massa – isso pode fazer você economizar um pouco do orçamento.

Defina um plano de atrações e quais serão os locais de exposição/apresentação durante a realização do evento e não se esqueça de ter um plano B para apresentar ao público em caso de imprevistos.


Segurança é essencial

Qualquer organização de evento deve ter em suas etapas iniciais um check lista para promover segurança. Se o evento for acontecer em um espaço amplo, certifique-se de realizar o aluguel de grades de proteção para proteger áreas que possam oferecer riscos aos participantes, como por exemplo, quadros de energia e lagos e piscinas.

O aluguel de grades de isolamento também é útil para direcionar o fluxo de pessoas e  criar barreiras de contenção. A utilização de unifilas, ou organizadores de fila como também são chamados, é necessária para auxiliar a equipe de segurança no controle de acesso de visitantes em determinados ambientes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *