A car service worker is showing in hands old car air filter close up.

Filtros do carro e suas funções

Os filtros do carro merecem muito cuidado por parte dos motoristas, visto que são peças de motor responsáveis por evitar que impurezas penetrem nesta parte do veículo. Quando isso acontece, todo o sistema fica comprometido.

Pensando nisso, vamos falar aqui sobre os três filtros presentes no carro — de ar, de combustível e de óleo. Bem como sobre a importância de cada um para a vida útil do motor. Acompanhe a leitura e confira!

Filtro de combustível

A função desse filtro é justamente livrar o combustível de partículas de sujeira, tais como água, ferrugem, poeira e demais resíduos que, passando por ele, podem chegar ao tanque do carro.

O filtro de combustível é empregado em todos os motores de combustão, como aqueles à diesel, álcool ou gasolina. Independentemente de serem com injeção eletrônica ou carburador. A peça ainda é responsável por proteger certos itens, como carburadores, bicos de injeção direta e agregados. Ou seja, componentes sensíveis que pertencem ao sistema de alimentação do combustível. 

Para fazer a troca, é importante que o proprietário se atente ao manual do fabricante e compre um produto de qualidade, em autopeças reconhecidas. Comumente, para carros carburados é recomendado o procedimento quando se atinge entre 8 mil e 15 mil km. Já para carros com injeção eletrônica, entre 15 mil e 40 mil km.

Filtro de ar

O filtro de ar, por sua vez, tem o objetivo de reter impurezas como areia, poeira, fuligem e evitar que entrem no motor. O componente apresenta um elemento filtrante, que pode ser de malha de aço ou de papel. Assim, garante que apenas ar limpo penetre no sistema e na câmara de combustão.

O processo de filtragem, portanto, previne a ocorrência de um desgaste prematuro das peças de motor móveis, o que aumenta sua vida útil. Por isso, a troca dessa peça no período indicado impede uma série de problemas. Por exemplo, consumo exagerado de combustível, aquecimento do motor, perda de potência do veículo e elevação da emissão de gases no meio ambiente por meia da suspensão de carro.

A validade do seu filtro de ar precisa ser verificada através da quilometragem ou tempo de uso do carro após a última troca. É aconselhável que a troca seja feita após 7.500 km rodados. É um “meio termo”, já que a maioria dos filtros dura 10.000 km em zonas urbanas e 5.000 km em zonas rurais.

Filtro de óleo

O filtro de óleo lubrificante, também encontrado em auto peças, previne que a sujeira que se instale no óleo durante o funcionamento do automóvel. Pois, quando entra em contato com partes móveis do motor, compromete a vida do mesmo.

Portanto, é um filtro que deve ser substituído com regularidade, afinal, o entupimento do motor pode causar a fundição. Aí, o preço vai lá para cima. A melhor dica é trocá-lo sempre quando se troca o óleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>