horário de verão 2016

Fim do horário de verão 2016

Fim do horário de verão 2016

A partir deste próximo domingo (21), os relógios devem ser atrasados em 1 hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança altera as rotinas e pode trazer desconforto para algumas pessoas chegando a interferir no rendimento diário.

Para a médica Rossana Maria Russo Funari, clínica geral e geriatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, é comum que a adaptação dure, em média, sete dias. “Além da sonolência, algumas pessoas podem apresentar outros sintomas, como enxaqueca, dor de estômago e alteração do apetite.

Para evitar problemas durante esse período, a Dra. Rossana recomenda, na medida do possível, preparar-se para dormir, mais ou menos, no horário de sempre (do relógio). “Uma boa dica é dormir com as janelas abertas, pelo menos nos primeiros dias, para que seja possível acordar naturalmente com a claridade”, diz. Isso ajudaria na sincronização dos relógios físico e biológico. Além disso, é importante evitar bebidas que tirem o sono, caso do café, refrigerantes e alguns tipos de chá que contém cafeína.

Fim do horário de verão 2016 horário de verão 2016

Outra recomendação importante é não dirigir por várias horas seguidas (ao pegar estradas, por exemplo), durante os dias em que a pessoa estiver mais sonolenta e cansada.

De acordo com a médica, dependendo do estilo de vida, a pessoa pode ter mais ou menos desconforto na mudança de horário. Pessoas que têm uma vida mais regrada quanto aos horários de alimentação e de sono, tendem a ser mais afetadas. “Se a pessoa costuma acordar muito cedo para trabalhar, a mudança é mais perceptível. No fim do horário de verão, a tendência é dormir mais tarde, enquanto o relógio biológico está ‘programado’ para acordar mais cedo. Isso prejudica o rendimento”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook