Furacão no México deixa Mortos – Furacão Jová

Jova atinge Villa de las Garzas, no México. Foto: AP

CIDADE DO MÉXICO

O furacão Jova atingiu nesta quarta-feira a costa do México como uma tempestade de categoria 2, matando três pessoas e ferindo outras seis. Enquanto isso, uma depressão tropical – um sistema de baixa pressão – desencadeou chuvas constantes que contribuíram para 13 mortes no sul do país, perto da fronteira com a Guatemala.

Os ventos do furacão Jova chegaram a 160 km/h, segundo o último relatório divulgado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA. Uma mulher de 71 anos morreu afogada depois que corrente arrastou seu carro no estadi de Colima. As duas outras vítimas estavam em uma casa na cidade de Cihuatlan, em Barra de Navidad, que foi atingida por um deslizamento, segundo Oscar Mejia, porta-voz da Cruz Vermelha mexicana. Os moradores desse município tiveram que ser retirados, pois as enchentes chegaram a um metro e meio de altura no local.

A tempestade também causou inundações, deslizamentos e queda de árvores em Villa de las Garzas, um dos locais mais atingidos pela tormenta. Serviços de comunicação em várias cidades do litoral foram prejudicados.

Já a nova depressão tropical se formou no Pacífico com ventos máximos de quase 55 km/h. A tempestade se moveu rapidamente sobre o México, chegando ao norte do país antes de se dissipar no final do dia.

 

A tempestade é menos poderosa do que Jova, mas o terreno montanhoso do sul do estado mexicano de Chiapas e a vizinha Guatemala são particularmente vulneráveis a enchentes e deslizamentos de terra.

De acordo com o Serviço Meteorológico de Miami, o centro do furacão chegou ao território mexicano perto da cidade de Chamela, no estado de Jalisco. O governo do estado disponibilizou 70 abrigos para a população. Os hotéis a beira mar de Puerto Vallarta, um centro turístico localizado na região, ficaram desertos. E muitas lojas e restaurantes fecharam já na terça-feira. O porto de Vallarta também permanece fechado.

A zona de alerta vai de El Roblito, no estado de Sinaloa, a Punta San Telmo, no estado de Michoacán. Os estados de Jalisco, Colima, Michoacán e Nayarit podem ser os mais afetados com até 30,5 centímetros de chuvas. Mais de 180 mil pessoas vivem na região atingida pelo furacão.

O exército mexicano colocou 1.500 soldados para ajudar a população das áreas afetadas pelo Jova. Manzanillo, o principal ponto de entrada de contêineres de carga no México, foi fechado desde a noite de domingo e cerca de 13 navios de carga estão confinados no porto.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tendência é de que a tempestade enfraqueça até sexta-feira, quando os jogos Pan-americanos serão iniciados no México.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/12/furacao-jova-deixa-mortos-feridos-na-costa-do-mexico-925564541.asp#ixzz1adKTJYta
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *