poder da aromaterapia

História da aromaterapia

História da aromaterapia

As civilizações do Orientem – como a Indu, Árabe, Chinesa e do Mediterrâneo – são as que possuem atuação mais significante no desenvolvimento da aromaterapia.

Na Índia, as águas perfumadas, os métodos de tratamentos ayurvédicos à base de plantas naturais, os perfumes, todos foram largamente empregados há mais de 5000 anos na medicina Védica. A canela, o cardamomo, o manjericão, o gengibre, o coentro, a mirra e muitas outras plantas estão presentes nas formulações de numerosas receitas terapêuticas, como banhos, massagens etc.
Recentemente, na Índia, foram encontradas destilarias rudimentares, datadas de 3000 a.C.

A China também tem uma forte ligação com a aromaterapia. Há 3500 anos, os chineses já extraiam os óleos essenciais das plantas por maceração em óleos vegetais, para serem utilizados em massagens.

Já no Egito Antigo, as plantas aromáticas eram utilizadas em rituais espirituais. Destilarias rudimentares eram usadas para se obter as preciosas gotas aromáticas, muitas comercializadas ao mesmo preço do ouro ou pedras preciosas. Foram amplamente utilizadas em vinhos aromáticos, como anestésicos e no processo de embalsamento.

O ressurgimento do interesse em óleos aromáticos começou nos anos 1930 com o químico francês Rene Gatefossé. Ele sofreu uma queimadura química no laboratório de uma perfumaria, lesando gravemente a mão. Logo após o acidente, ele instintiva e imediatamente mergulhou a mão num recipiente contendo óleo essencial de lavanda. Obteve com esse óleo resultados surpreendentes em sua recuperação e cicatrização.

Os óleos essenciais são substâncias orgânicas e naturais, a Essência Viva responsável pelo perfume das plantas aromáticas. Podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes da planta, tais como: flores (lavanda francesa, ylang-ylang), frutos (anis estrelado, may chang), folhas (patchouli, cedro Atlas), folhas e flores (manjerona, alecrim), raízes (vetiver), bulbo e rizoma (gengibre), madeira (sândalo, pau rosa, cedro Virgínia).

Feito por Marília Rocha

História da aromaterapia

VEJA IMAGENS:

O que é aromaterapia – conheça o método

O que é aromaterapia – conheça o método

o que é aromaterapia

o que é aromaterapia

poder da aromaterapia

poder da aromaterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *