horário de verão 2015

Horário de verão 2015/2016

O horário de verão já começou. Os amantes das estações mais quentes do ano gostaram de adiantar o relógio em 1h, o que deixará os dias mais longos que as noites, característica da estação de verão. Horário de verão 2015/2016

Os moradores de dez Estados e do Distrito Federal tiveram que adiantar os relógios em uma hora. A mudança segue até o dia 21 de fevereiro de 2016.

O horário de verão entrou em vigor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

A explicação para a mudança de horário é a tentativa de diminuir o consumo de energia elétrica num período do ano em que geralmente as pessoas usam mais aparelhos elétricos por conta do calor. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o principal objetivo da medida é reduzir a demanda no período de maior consumo, normalmente entre 18h e 21h.

Vale ressaltar ainda que como nas regiões Norte e Nordeste a variação no horário do pôr-do-sol entre as estações é pouco significativa o governo considera que não há necessidade de aplicar a mudança de horário a estas regiões.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é de que o horário de verão resulte em uma economia de R$ 7 bilhões aos cofres públicos. Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, o cálculo já leva em conta a redução no consumo dos últimos meses “fruto das condições econômicas do país”.

No Brasil, o horário de verão tem sido empregado como política de economia de energia elétrica desde o verão de 1931/1932 com alguns intervalos. Desde 2008, passou a vigorar por meio do Decreto 6.558/2008, começando sempre no terceiro domingo do mês de outubro.

Horário de verão 2015/2016

horário de verão 2015

horário de verão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *