Conflito em Gaza – entenda as razões

Imagens do conflito em Gaza

Imagens do conflito em Gaza

Na guerra de Israel pela independência, conhecido como a Guerra árabe-israelense, o Egito assumiu o controle de Gaza. Em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, outra guerra árabe-israelense também conhecida, Israel ganhou o controle de Gaza.

Mesmo antes do estopim do último conflito, Israel e Gaza já protagonizaram cenas de disputas e desentendimentos. Em 2002, por exemplo, o Exército israelense matou Ahmed Jabri, chefe de operações de militantes do Hamas, em uma de uma série de ataques aéreos visando os terroristas e suas infraestruturas em Gaza. Depois de oito dias de violência, um cessar-fogo entrou em vigor.
Mais de 160 palestinos foram mortos, assim como os seis israelenses, incluindo um soldado.

Esse foi um dos episódios mais graves anteriores ao sequestro de três adolescentes israelenses, na Cisjordânia, que saiam da escola e estavam a caminho de casa. Um deles era um cidadão com dupla nacionalidade. Israel culpou o Hamas. Seus corpos foram encontrados em 1 de Julho, na Cisjordânia.

Um adolescente palestino foi sequestrado em seguida. Seu corpo foi encontrado cerca de uma hora mais tarde. Autoridades palestinas e israelenses condenaram o assassinato. Dias mais tarde, Israel anunciou que os suspeitos foram presos e surgiu um “forte indício” de uma possível vingança. Como os confrontos ocorreram em uma parte normalmente tranquila de Jerusalém, os ataques com foguetes de Gaza contra o sul de Israel aumentou. Israel realizou ataques aéreos visando militantes em Gaza.

O conflito já se estende por semanas e segundo autoridades da saúde da Palestina já foram mortos mais 630 palestinos.

Feito por Marília Rocha

Imagens do conflito em Gaza

VEJA IMAGENS:

faixa de gaza

faixa de gaza

Conflito em Gaza – entenda as razões

Conflito em Gaza – entenda as razões

Imagens do conflito em Gaza

Imagens do conflito em Gaza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *