índices de homicídio

Índices de criminalidade no Brasil – realidade que incomoda

Índices de criminalidade no Brasil – realidade que incomoda

Feito por Marília Rocha

São horrendas as novidades contidas em estudo do “Mapa da Violência 2013” divulgado conforme matéria da Agência Brasil.

Foi constatado um aumento de mais de 300% na taxa de homicídio de jovens — brasileiros entre 14 e 25 anos — no período que vai de 1980 a 2011. Isso, em geral, tem acontecido já que a violência tem tido baixa prioridade entre as preocupações do governo, o que inclui do governo federal à mais remota das prefeituras.

O homicídio é a principal causa de mortes não naturais e violentas entre os jovens. A cada 100 mil jovens, 53,4 [foram] assassinados, em 2011. Os crimes foram praticados contra pessoas entre 14 e 25 anos. Os acidentes com algum tipo de meio de transporte, como carros ou motos, foram responsáveis por 27,7% de mortes no mesmo ano.

Segundo o mapa, o aumento da violência entre pessoas dessa faixa etária demonstra a omissão da sociedade e do poder público em relação aos jovens, especialmente os que moram nos chamados polos de concentração de mortes, no interior de estados mais desenvolvidos; em zonas periféricas, de fronteira e de turismo predatório; em áreas com domínio territorial de quadrilhas, milícias ou de tráfico de drogas; e no arco do desmatamento na Amazônia que envolve os Estados do Acre, Amazonas, de Rondônia, Mato Grosso, do Pará, Tocantins e Maranhão.

Natal (RN) foi considerado um novo polo de violência, e foi a capital que registrou o maior crescimento de homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos – 267,3%.

Já a região com os piores índices é a Centro-Oeste, com 69,8% das pessoas nessa faixa etária mortas por homicídio.

No entanto, há um dado positivo: São Paulo, atualmente, é o Estado com a maior queda nos índices de homicídios de jovens nos últimos 15 anos (-86,3%). Essa foi a única melhora apontada pelo estudo.

Índices de criminalidade no Brasil – realidade que incomoda

VEJA IMAGENS DE CRIMINALIDADE NO BRASIL:

índices de homicídio

índices de homicídio

criminalidade no país

criminalidade no país

índices de criminalidade no país

índices de criminalidade no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *