Importância do inventário florestal

Inventário florestal: para que serve e qual sua importância?

O inventário florestal tem uma grande importância para o bom uso dos recursos florestais. A partir dele, pode-se fazer um planejamento para a utilização da área (que varia de acordo com a finalidade), pois o inventário permite a caracterização e o conhecimento de informações. Isso ajuda na realização de atividades agrícolas, como o manejo florestal.

 

Os inventários têm diferentes classificações. Por exemplo, em relação à abrangência, dividem-se em Nacional e Regional. Levando em conta o detalhamento, há várias categorias: inventário florestal de reconhecimento, semidetalhe e pré-exploração florestal.

Como é feita a coleta de dados?

A coleta de dados pode ser feita de diferentes formas, como a enumeração total ou censo, ou seja, quando toda a população de uma espécie são observados. No entanto, essa maneira de obter as informações é demorada, além de ser trabalhosa. 

Com os avanços tecnológicos, o processo ficou mais simples. Com plataformas e aplicativos é possível fazer a coleta de dados de uma forma bem mais rápida e prática.

A obtenção de dados por meio de amostragem também é outro jeito que contribui para a realização de atividades com o manejo de árvore.

 

Manejo florestal

O inventário florestal ajuda na manutenção da vida e o reflorestamento, como o manejo florestal. O manejo consiste na utilização dos recursos naturais da floresta de forma inteligente, ou seja, obtendo benefícios tanto ambientais, como econômicos.

 

Assim, utiliza-se técnicas e máquinas florestais que causam menos impacto ambiental. Portanto, é necessário plantar para sempre renovar, cuidar e colher de forma que não prejudique o meio ambiente.

Como o setor agrícola é importante para a economia, inovações nessa área fazem diferença. Por isso, a utilização de boas máquinas, como triturador de galhos e troncos, entre outras, é essencial. Saiba quais são as principais máquinas desse setor:

Destocadores

Como o próprio nome sugere, o destocador de toco retira os tocos das árvores. Com isso, o solo está pronto para ser utilizado.

Picadores de galhos

Também chamado de picador florestal, o picador de galhos tem o objetivo de cortar galhos, folhas, ramos.

Compostadores

Compostadores são equipamentos para compostagem que melhoram o controle e tratamento de resíduos orgânicos. Contribuem com o meio ambiente.

Trituradores

Triturador de folhas, galhos e troncos são utilizados para triturar resíduos, portanto são muito importantes na produtividade Além disso, depois de triturados, podem ser utilizados para outros fins.

 

Existem várias outras máquinas que são eficientes para realizar atividades agrícolas. Para garantir o bom resultado, é ideal utilizar máquinas de boa qualidade e alta tecnologia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *