O que é logística proativa e como ela funciona?

O que é logística proativa e como ela funciona?

Um dos problemas que perturba muitas empresas é a falta de preparo e profissionais com experiência para lidar logística de transporte de carga, já que não é uma área que tolera muitas falhas e despreparo. 

O que mais preocupa é que, de acordo com pesquisas nacionais, mais de 50% dos gastos de uma empresa – especialmente as que trabalham online – dedicam investimento em transporte de mercadorias, seja para receber produtos de matéria prima ou enviar os seus produtos! 

Por isso é tão importante conhecer e entender melhor o que é logística proativa, que é um tipo de estratégia seguro e eficiente de se prevenir! Ou seja, é uma forma de ter a solução para o problema, inclusive de cargas e fretes, antes que apareça. Entende-se então o nome, já que esse tipo de atividade tem a ver com produtividade. 

A prática da logística proativa

Para colocar em prática atividades relacionadas a logística proativa é preciso incorporar estratégias com recursos inteligentes como suporte, por exemplo, um monitoramento ininterrupto que ajude a reconhecer erros e falhas para evitar problemas futuros ou até para corrigir os problemas apresentados imediatamente.

Outra forma de usar a logística proativa em seu favor é, conhecendo o ramo em que atua (clientes, parceiros, concorrentes, preços, melhor época de venda, entre outras características) fica mais fácil de propor soluções antecipadas. 

Isso quer dizer que será montado todo um planejamento para possíveis problemas que ainda não acontecem, ou não acontecem com frequência, será montado com todas as soluções possíveis! Isso quer dizer que se algo já previsto começar a dar sinais de acontecer, você já tem a solução e corta o mal pela raiz. 

Vantagens da logística proativa

A maior vantagem de tudo isso para empresas de qualquer segmento é o corte de custos repentinos e até os rotineiros mesmo! Com isso, consequentemente a produtividade da sua empresa irá alavancar, podendo dar margem a mais lucro. 

Além disso, com o corte de problemas a satisfação dos clientes também tende a aumentar e a imagem da empresa tende a melhorar no mercado, já que tudo é feito priorizando oferecer o melhor em todos os sentidos – desde o atendimento, produção de mercadorias qualificadas, até a entrega do produto final! 

Como investir em logística proativa?

Uma das maneiras de investir em logística proativa é contratando especialistas e adquirindo recursos da área para implantar o setor responsável em sua empresa. No entanto, essa nem sempre é a melhor opção, porque demanda muito tempo e alguns testes até que tudo funcione conforme o esperado! Para colocar tudo no eixo é possível ter que colocar outras coisas em risco, o que pode não valer muito a pena. 

Outra forma de ter todos os benefícios que a logística proativa oferece sem ter que gastar muito ou esperar meses é procurando por uma transportadora para empresas. Esse tipo de empresa é especialista em logística de transportes de tem toda estrutura necessária para aplicar as estratégias da logística proativa em seus projetos e serviços de frete – ainda que seja o caso de frete e transporte de pequenas cargas

Portanto, recomendamos que comece agora mesmo a procurar por uma empresa de fretes para adiantar seu lado e passar a aproveitar o quanto antes de todas as vantagens apresentadas acima! Acredite, basta calcular frete transportadora e calcular a média de gastos que provavelmente você teria em implantar um novo setor vindo do zero em sua empresa que vai perceber o que tem maior custo benefício. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *