Qual a importância da NR18 na construção civil e o uso dos equipamentos de segurança?

Qual a importância da NR18 na construção civil e o uso dos equipamentos de segurança?

O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicou que a cada 15 segundos há 115 acidentes de trabalho no Brasil. Além disso, também a cada 15 um trabalhador morre em decorrência de acidentes ou doenças de trabalho.  O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com maior número de mortes. No total são 2.503 óbitos por ano, atrás somente da China (14.924), Estados Unidos (5.764) e da Rússia (3.090).

Para diminuir o número de acidentes de trabalho, algumas regras são estabelecidas, entre elas NR 18, um conjunto de diretrizes desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.  Entre diversas instruções, a NR 18 estabelece regras para uso de andaimes e diversas outras etapas de obra, até mesmo em serviços de carpintaria.

Para permitir que os trabalhadores possam permanecer no canteiro de obras, é fundamental que todas as normas da NR 18 sejam seguidas, caso contrário há riscos de multas e até interdição.


Cuidados com:

Os andaimes são muito utilizados em obras, por isso, estão sujeitos a uma regulamentação rigorosa na NR 18.

Ainda que você tenha realizado o aluguel de andaimes a empresa de locação de andaimes é responsável pela conferência da qualidade das estruturas que devem estar adequadas para uso.

É preciso que o piso sobre o qual as estruturas serão montadas sejam forrados com materiais antiderrapantes, estejam nivelados e possuam elementos de fixação.

Ao solicitar o aluguel de andaimes, a equipe deve ser orientada a realizar a montagem com todos os elementos presentes  como guarda-corpos e rodapés – sem tábuas improvisadas para ligação entre as plataformas.

A NR 18 orienta ainda sobre a montagem de andaimes em proximidade com a rede elétrica e estabelece que é proibida a utilização de aparas de madeira para sua confecção.

Os andaimes móveis devem possuir travas em seus rodízios e jamais serem movimentados com ocupantes. Os andaimes fachadeiros, por sua vez, devem conter de proteção com tela de arame galvanizado ou de resistência equivalente. 


Cuidados na locação de andaimes

Para alugar andaimes é preciso pensar não somente na agilidade de entrega e retirada das estruturas, mas principalmente na qualidade das estruturas recebidas. Observe se existem sinais de oxidação e solicite a troca das estruturas caso notar algo fora do normal.

No que se refere a montagem e locação de equipamentos, se tiver dúvidas, não deixe de perguntar para os profissionais da empresa e não se esqueça ou de fiscalizar a utilização dos equipamentos individuais de proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *