o-que-fazer-com-dependentes-quimicos-agressivos

O que fazer com dependentes químicos agressivos?

A dependência química é uma doença crônica que afeta muitos jovens e adultos. Além de trazer grandes impactos para o organismo e para a saúde física e mental, a dependência química afeta as relações sociais e o dia a dia do dependente.

Um dos principais traços de personalidade de um dependente químico é a agressividade, principalmente nos períodos de abstinência ou de uso intenso das drogas.

Em grande parte dos casos, para que o tratamento tenha eficácia, é necessário a internação em clínica de recuperação, o que pode ser outro motivo para que o dependente se torne ainda mais agressivo, principalmente quando é necessário a realização de uma internação involuntária.

Confira dicas de como lidar com o comportamento agressivo dos dependentes químicos:

Não force diálogos

Uma das dicas mais importantes é não forçar nenhum tipo de contato ou diálogo, caso o dependente químico não esteja disposto, essa atitude pode servir como um gatilho para desencadear o comportamento agressivo.

Muitas vezes, os dependentes químicos evitam contato com as pessoas, seja por medo de julgamentos ou por preferir o isolamento, dessa forma, espere que o indivíduo dê espaço para que você possa conversar com ele.

Forçar o contato apenas fará com que o usuário se feche cada vez mais e perca toda a confiança que tem em você. 

Não seja invasivo

Além de não forçar o contato, é fundamental não ser invasivo quando o dependente químico te der abertura para falar com ele, isso fará apenas com que ele não te dê mais oportunidades de diálogo e não aceite mais a sua ajuda.

Conversar sobre o uso das drogas é muito importante, mas tenha cuidado com a forma que irá abordar o usuário, para que ele não se sinta enfrentado ou julgado por você, e nem se torne mais agressivo.

Trabalhe a cautela e fale de uma maneira delicada, sem invadir o espaço do dependente.

Seja empático e compreensivo

Para lidar com dependentes químicos, além de ser extremamente cauteloso, é importante ser uma pessoa empática e compreensiva com a situação.

Não deixe o usuário acuado e constrangido, mostre entender o que está acontecendo e ofereça ajuda e suporte para lidar, explique sobre os riscos que o uso de drogas oferece para a saúde.

Conscientize sobre a importância do tratamento

Além disso, é fundamental conscientizar o dependente sobre a importância do tratamento para dependente químico, para que ele possa se manter longe das drogas e viver normalmente em sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *