Saiba o que é ozonioterapia

Saiba o que é ozonioterapia

O tratamento com ozônio medicinal tem sido uma alternativa muito procurada para tratar diversas patologias. Os estudos sobre a terapia com ozônio permeiam desde à área de ortopedia e traumatologia e até mesmo diversas doenças na coluna vertebral. Continue lendo e saiba mais sobre sobre  o que é o tratamento com ozonioterapia e como ele pode te ajudar. 

O que é ozonioterapia

O ozônio é uma molécula formada por três átomos de oxigênio. É encontrado naturalmente na atmosfera na forma gasosa e pode ser produzido pela ação de raios ultravioleta do sol ou artificialmente por gerador.

Os métodos para administração de ozônio podem ser por via subcutânea, intramuscular, intradiscal, intracavitária, intravaginal, retal, vesical e auto-hemoterapia ozonizada. 

Em quais doenças a ozonioterapia pode atuar

A ozonioterapia pode ser usada como método para tratar doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas; infecções resistentes e antimicrobianos; hepáticas; herpe; tratamento de doenças autoimunes  e até mesmo em câncer.

O tratamento com ozonioterapia deve ser usado em concomitância com tratamentos convencionais.

Contraindicações da ozonioterapia

Existem algumas contraindicações  da ozonioterapia em gestantes. Apesar de nenhum caso de aborto ou malformações tenha sido relatado, é prudente não realizá-la em grávidas e em caso de deficiência genética da enzima G6PD ou em anemia extrema e hipertireoidismo. 

Em tratamentos de feridas extensas cuja cicatrização seja difícil, a ozonioterapia é capaz de atuar na desinfecção  – pode também ser usada na medicina veterinária. A utilização desses métodos de medicina alternativa em feridas extensas acaba evitando amputações  por meio da melhora da oxigenação tecidual.

Quais locais fazem ozonioterapia

Agora que você já sabe o que é ozonioterapia,  procure por locais de confiança para passar por um tratamento como este.  Cada tipo de profissional da saúde está apto para atuar em áreas diferentes. Geralmente, as clínicas médicas que fazem ozonioterapia

Na odontologia, o cirurgião dentista pode usar a ozonioterapia para qualquer tipo de procedimento, inclusive estético. Para o tratamento de cáries  há redução de 99,9% da microbiota.

Os enfermeiros, por sua vez, podem usar a ozonioterapia no tratamento de feridas, como, por exemplo em forma de hidrozonioterapia em feridas.

Os fisioterapeutas de acordo com a resolução  380/2010 do Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) podem exercer as práticas de ozonioterapia com diferentes métodos, desde que seja capacitado ou especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *