basílica de josé de anchieta

Padre José de Anchieta é canonizado por Papa

Padre José de Anchieta é canonizado por Papa

O papa Francisco oficializou na manhã desta quinta-feira (3) a canonização do padre José de Anchieta, que se torna, então, o terceiro santo brasileiro.

Segundo a Rádio Vaticano, o papo ouviu um relatório sobre a vida e a obra do chamado apóstolo do Brasil e, em seguida, assinou o decreto que o canoniza.

A cerimônia encerra um longo processo de canonização do Vaticano iniciado há muito tempo atrás, em 1597, logo após a morte do jesuíta. A demora no processo de canonização teria se dado, segundo o arcebispo D. Odilo Scherer, pelo fato dos jesuítas, categoria que Anchieta representava, terem sido difamados e até expulsos do Brasil em 1759. Outro enclave no processo era a falta de comprovação de milagres, no mínimo, dois – um para a beatificação e dois para a canonização -. O milagre foi, no entanto, dispensado pelo Papa Francisco. “Milagre não é o mais importante. Não é o santo quem faz o milagre, é Deus, por intercessão dos homens”, concordou Scherer.

Anchieta nasceu nas Ilhas Canárias e veio para o Brasil, em 1553, com a missão de evangelizar os índios, sendo também responsável pela fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, berço da cidade de São Paulo.

O Brasil tem outros dois santos, Madre Paulina (nascida da Itália), canonizada em 2002, e Frei Galvão, que recebeu o título em 2007. Nascida na Itália, ela foi canonizada 60 anos após sua morte. Já Frei Galvão, único santo realmente nascido no Brasil, o processo demorou 185 anos.

Feito por Marília Rocha

Padre José de Anchieta é canonizado por Papa

VEJA IMAGENS DE JOSÉ DE ANCHIETA:

basílica de josé de anchieta

basílica de josé de anchieta

canonização de josé de anchieta

canonização de josé de anchieta

josé de anchieta

josé de anchieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *