Para onde vão os resíduos líquidos coletados?

Para onde vão os resíduos líquidos coletados?

O descarte correto de resíduos é imprescindível para evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente por meio dos agentes nocivos presentes na composição. Cada material tem uma indicação correta para onde deve ir, de forma que forma que ele não venha a causar danos. Considerando os diferentes estados da forma, para onde vão os resíduos líquidos coletados?

Como funciona o transporte de resíduos líquidos

Os resíduos líquidos que são gerados no processo produtivo de industriais costumam conter elementos químicos perigosos que vem a contaminar a água utilizada, como por exemplo pelo contato com metais pesados, óleos, ácidos e derivados.

Como é o caso de transporte de resíduos da construção civil, transporte de resíduos industriais, bem como de coleta de resíduos infectantes e coleta de resíduos perigosos.

A legislação brasileira prevê por meio da resolução nº357, de 17 de março de 2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, que para que esse material seja descartado é necessário que passe por um tratamentos para que a contaminação dos recursos hídricos, de animais, pessoas, bem como do solo seja evitada.

Os procedimentos começam a partir da identificação dos processos que acarretam a  geração de resíduos, para que posteriormente a isso eles sejam classificados. 

Também é necessário fazer uma análise de elegibilidade para dar início a segregação de matérias-prima. Após reconhecimento das substâncias, bem como de sua quantidade, inicia-se a técnica a de transporte para a realização da coleta.

O destino final ao qual ele será enviado depende as propriedades químicas do resíduo líquido, de forma que haja uma identificação ao qual tipo de tratamento ele deverá ser submetido antes de ser destinado à natureza sem que cause algum tipo de dano para o meio ambiente, e para os seres humanos.

Feito isso, é importante gerar um documento que ateste a realização de todas as etapas, conhecido como “Certificado de Destinação”. Ele que é o responsável por comprovar a quais processos de tratamento o resíduo líquido em questão passou até ficar com as características físico-químicas ideais para ser devolvido para a natureza. 

A importância da coleta de líquidos

Considerando todos os processos aos quais os resíduos líquidos devem ser submetidos antes de ser enviado para o seu destino final, é preciso ter em mente de que uma das partes mais importantes de tudo é a coleta e transporte de resíduos líquidos

Ao realizar a contratação de uma empresa especializada na coleta de resíduos você estará seguro quanto aos procedimentos realizados, de forma que não haja o risco de vazamentos, bem como de possíveis contaminações.

Após a coleta de resíduos líquidos, e posteriormente de seu tratamento, ele estará pronto para passar pelo transporte de resíduos líquidos responsável por levá-lo ao destino correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook