O que é uma planta baixa?O que é uma planta baixa?

O que é uma planta baixa?

A planta baixa é um dos desenhos técnicos elaborados em projetos arquitetônicos de um escritório de arquitetura em são paulo. A partir dessa representação gráfica, é possível representar todos os cômodos de uma construção e a forma com que uma pessoa irá se locomover dentro do ambiente.

A vista da planta baixa, que compõe o projeto de arquitetura, é superior – isso quer dizer que a representação do desenho é feita a partir de uma perspectiva da construção sem o telhado.

O desenho da planta baixa, possui corte imaginário de 1,50m que permite captar os vãos das aberturas, como as portas, e principalmente as janelas para serem vistos e representados em planta.


Entenda qual a finalidade da planta baixa

A planta serve para direcionar o trabalho em uma construção ou reforma, evitando erros e atrasos. A partir dela, os cômodos são divididos da melhor forma com a previsão de espaço para abertura de portas e localização de janelas.

A planta baixa é um documento que é exigido legalmente pelas prefeituras para dar entrada no processo de alvará de construção.

Escala da planta baixa

A escala da planta baixa facilita a compreensão das dimensões reais de um projeto. Uma vez que não é possível representar as dimensões reais de uma casa ou edifício, a escala garante que as medidas saiam em proporções corretas. Em geral, as escalas são de 1:50 e 1:100 e devem ser indicadas no projeto arquitetônico de um escritório de arquitetura em são bernardo do campo.
Para realizar projetos no AutoCad, deverá ser utilizada a escala de 1:5, que representa 50% de 1 metro.

É importante lembrar de considerar os recuos, por isso, é necessário informar-se sobre o limite de recuo permitido na prefeitura – pode haver variação de bairro para bairro.

A planta baixa é o desenho definitivo para construção?

A planta baixa não é o desenho definitivo para construção. Embora seja um desenho feito em escala, a planta baixa não possui informações suficientes para que um projeto de um escritório de arquitetura no ABC comece a ser construído.  Ela é o primeiro desenho a ser desenvolvido durante o projeto para dar forma  a uma ideia.

A planta baixa é  elaborada por arquitetos, por isso, que não só ajudam com projetos, mas também com o gerenciamento de obras e decoração. Se você está construindo ou reformando, procure por um especialista para construir ambientes em espaços funcionais e elegantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *