Câmara dos Deputados após eleição 2014

Câmara dos Deputados após eleição 2014

Após o primeiro turno das eleições de 2014 que elegem senadores, deputados estaduais e federais e presidente, a Câmara dos Deputados já está com composição diferente. Câmara dos Deputados após eleição 2014

Apesar das eleições e das não-eleições, o PT (Partido dos Trabalhadores) foi o que mais elegeu candidatos à Câmara, segundo média nacional e se manterá como o partido com a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 70 representantes. Sozinho, o partido responderá por 13,65% das cadeiras da casa na próxima legislatura.

Em seguida, com 66 eleitos, aparece o PMDB. Com o resultado, o partido também permanece no posto de segunda maior bancada da Câmara por mais quatro anos. Os deputados do PMDB correspondem a 12,87% do total.

Na terceira posição está o PSDB, com 54 candidatos eleitos e uma participação de 10,53%. O partido também já tinha a terceira maior bancada da Câmara e continua na mesma posição.

Apesar da terceira colocação, os tucanos aumentaram em 1,89% o número de deputados eleitos entre o pleito de 2010 e 2014, enquanto os petistas tiveram uma redução de 20,45% e os peemedebistas, uma queda de 16,46%.

O partido com maior redução no número de deputados foi o DEM, com uma queda de 48,84% de 2010 para 2014.

Uma das explicações para a queda no número de parlamentares nesses partidos pode ser a entrada de novas siglas na disputa. Dos 28 partidos que tiveram deputados eleitos para o novo mandato, seis não possuíam nenhum representante na Câmara.

Partidos como PROS e Solidariedade (SD), por exemplo, foram aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas em 2013 e neste domingo elegeram 11 e 15 deputados, respectivamente.

As informações são do software Divulga 2014, desenvolvido pelo TSE para apuração dos resultados das Eleições 2014.

Câmara dos Deputados após eleição 2014

Câmara dos Deputados após eleição 2014

Câmara dos Deputados após eleição 2014

câmara dos deputados

câmara dos deputados

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook