Condenados do Mensalão – Anderson Adauto

Condenados do Mensalão – Anderson Adauto

Condenados do Mensalão – Anderson Adauto

Anderson Adauto (PL, atual PR) era Ministro dos Transportes na época em que o escândalo do mensalão foi descoberto, tendo participado do esquema no núcleo de aliados do PT, ao lado do professor Luizinho, José Luiz Alves, Duda Mendonça e Zilmar Fernandes.

É acusado de ter recebido R$ 950 mil do esquema de Marcos Valério. Admitiu receber R$ 410 mil após pedir ajuda a Delúbio Soares para quitar dívidas de campanha. Também é apontado como intermediário para a retomada dos pagamentos ao PTB, após Roberto Jefferson assumir a presidência do partido.

Em depoimento à CPI dos Correios, Anderson Adauto admitiu ainda ter feito caixa dois em todas as onze eleições que disputou.

Em março de 2004, teve de deixar o cargo, três meses depois de denunciado à Procuradoria-Geral da Republica pelo então diretor-geral do DNIT, José Antonio da Silva Coutinho, por ter desviado 32,3 milhões de reais de financiamentos concedidos para obras em estradas pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

No julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, foi absolvido das acusações de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Foi eleito prefeito da Uberaba, em Minas Gerais, em 2004 e 2008. Sua administração enfrentou denúncias de superfaturamento de obras públicas.

Em janeiro de 2013, menos de três meses após ser absolvido pelo STF, foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais, sob acusação de desviar 1,1 milhão de reais da prefeitura de Uberaba. O ex-ministro acumula ainda uma condenação em 1ª instância por fraude em concurso público para a contratação de agentes de Saúde, decisão que suspendeu seus direitos políticos. E responde a  ações de improbidade administrativa. Além disso, é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de fraudar licitação de 20 milhões de reais para a compra de medicamentos e equipamentos.

Feito por Marília Rocha

Condenados do Mensalão – Anderson Adauto

VEJA IMAGENS DE ANDERSON ADAUTO:

anderson adauto mensalão

anderson adauto mensalão

anderson adauto

anderson adauto

Condenados do Mensalão – Anderson Adauto

Condenados do Mensalão – Anderson Adauto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook