luiz gushiken

Condenados do mensalão – Luiz Gushiken

Condenados do mensalão – Luiz Gushiken

Luiz Gushiken era o titular da Secretaria da Comunicação na época em que explodiu o escândalo que ficou nacionalmente conhecido como mensalão, do qual fez parte, como membro de apoio ao núcleo publicitário-operacional liderado por Marcos Valério.

Segundo o MP, foi acusado de desviar recursos do governo, por meio de contratos de publicidade, para as empresas de Marcos Valério.

Ele teria permitido que o então diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, antecipasse R$ 73 milhões do banco para a empresa de Marcos Valério, sem que houvesse documentação para comprovar a aplicação dos recursos.

Após o escândalo, perdeu o posto de ministro e virou assessor especial do presidente, exercendo uma função menor. Mas não resistiria por muito tempo no governo, tendo pedido demissão em novembro de 2006.

Gushiken virou réu do processo do mensalão em 2007, por peculato, mas em 2011 a Procuradoria-Geral da República desistiu de pedir sua condenação alegando não ter reunido provas contra ele. Foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento que analisou o caso. Morreu em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, vítima de um câncer no estômago.

Feito por Marília Rocha

Condenados do mensalão – Luiz Gushiken

VEJA IMAGENS DE LUIZ GUSHIKEN:

Condenados do mensalão - Luiz Gushiken

Condenados do mensalão – Luiz Gushiken

gushiken

gushiken

luiz gushiken

luiz gushiken

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook