chico alencar deputado federal

Deputados federais mais atuantes no Congresso

Como todo o país segue em clima de eleição, esse é um ótimo momento para conhecer quais são os deputadores federais que estão mais presentes no Congresso Nacional. Deputados federais mais atuantes no Congresso

Uma nova plataforma chamada Atlas Político, desenvolvida por dois pesquisadores brasileiros de Harvard com o patrocínio da Fundação Lemann, traz informações e histórico dos candidatos que disputam ou já disputaram as eleições 2014. Segundo o site, o objetivo é mostrar a competência dos congressistas em defender suas agendas políticas, independente de suas posições ideológicas. Apesar de citar no perfil individual se o candidato é ficha limpa ou não, esse não é um fator considerado na nota.

Foi essa plataforma a responsável por elencar um ranking dos deputados federais mais atuantes, entre os 513 que estão hoje em exercício. O ranking se baseia em cinco critérios numéricos: Representatividade (deputados que se elegeram com votações expressivas); Campanha Responsável (os gastos do candidato comparados ao total de votos); Ativismo Legislativo (projetos apresentados); Debate Parlamentar (participação em debates e fiscalização); e Fidelidade Partidária (se o candidato permaneceu no mesmo partido e se votou de acordo com as orientações da legenda).

Cada item representa uma nota de 0 a 1, que, somadas, compõem a média final. Quanto mais próximo de 5, melhor avaliado o político é.

Em primeiro lugar, segundo a pesquisa, está Chico Alencar (PSOL-RJ), com média de 4,59 pontos. Alencar está em seu terceiro mandato consecutivo (2003-2006, 2007-2010 e 2011-2014) e é também membro da Comissão de Direitos Humanos e do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, e vice-líder do seu partido da câmara. Desde 2006, é incluído na lista dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso”, divulgada anualmente pelo Diap.

Na segunda posição, aparece Manuela D’ Ávila (PCdoB-RS). Nascida em Porto Alegre, começou sua carreira no movimento estudantil e depois ingressou na política partidária. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre. Foi eleita deputada federal em 2006 e reeleita em 2010, tendo sido a candidata mais votada em ambas as eleições e a mais votada da história do Rio Grande do Sul.

Em terceiro lugar, está Fátima Bezerra (PT-RN). iliada ao PT desde 1981, elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos, em 1994, com 8.347 votos,3 e 1998 com 30.697 votos.4 Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Representou o Poder Legislativo potiguar no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e no Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Para conferir lista completa, acesse o site do Atlas Politico: http://www.atlaspolitico.com.br/

Deputados federais mais atuantes no Congresso

chico alencar deputado federal

chico alencar deputado federal

Manuela D' Ávila

Manuela D’ Ávila

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook